US$ 195 milhões

Marilyn de Warhol se torna a + cara obra de arte do século 20

10.05.22

Famosa casa de leilões, a Christie’s de Nova York realizou um leilão histórico nesta segunda-feira, 09. A tela “Shot Sage Blue Marilyn”, de Andy Warhol, foi vendida por US$195 milhões, estabelecendo-se como a mais cara obra de arte do século 20. A pintura estava no lote final do leilão noturno das peças que compunham uma coleção da Fundação Thomas e Doris Ammann, de Zurique. Ao todo, foram 36 lotes e as vendas atingiram US$ 317,8 milhões.

O valor pago pelo retrato da atriz Marilyn Monroe, feito em 1964, ficou abaixo do projetado pela Christie’s, que era US$ 200 milhões. Ainda assim foi o suficiente para superar o montante conquistado com a venda do quadro “As mulheres de Argel”, de Pablo Picasso, que foi arrematado por US$ 179,4 milhões em 2015, também em leilão na Christie’s de Nova York.

A peça de um metro leiloada pela casa faz parte de uma série de quatro serigrafias (“Shot Marilyns”), criadas após a morte da atriz. Marilyn morreu em 1962.

Alex Rotter, presidente da Christie’s para obras dos séculos 20 e 21, declarou que a venda “demonstra o poder onipresente de Andy Warhol, bem como o legado duradouro que ele continua deixando no mundo da arte, cultura popular e sociedade.”

Segundo a Christie’s, a venda demonstrou que há uma forte confiança no mercado e demanda por parte de colecionadores. O leilão, que foi transmitido pelo Facebook, atraiu o interesse de compradores de 29 países. Dos lotes, 68% tiveram vendas com preços acima das expectativas.

O jornal The New York Times apontou que a obra de Warhol foi arrematada em apenas quatro minutos. A pintura de Picasso, a obra de arte que até então detinha o recorde de valor negociado em leilão, foi adquirida após 11 minutos.

O dinheiro obtido com as vendas da coleção será dedicado inteiramente a projetos da fundação, dedicada a melhorar a vida de crianças em todo o mundo por meio de investimentos em saúde e educação.

Marc Porter, presidente da Christie’s, declarou que há 250 anos a casa faz leilões dos maiores objetos de arte do mundo. “Esta noite, mais uma vez, fizemos história. Os fundos que arrecadamos esta noite com a venda desta coleção requintada irão diretamente para melhorar a saúde e o bem-estar de crianças e jovens adultos”.

A Christie's revelou que quem comprou a Marilyn de Warhol (a identidade não foi revelada) recebeu o convite da fundação para "desempenhar um papel ativo no cumprimento da missão global" da entidade, com a oportunidade de indicar instituições de caridade para as quais 20% dos lucros da obra serão destinados.

US$ 195 milhões