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Vacina Sim

Consórcio de veículos lança campanha

29.01.21

Ao longo dos últimos meses, alguns dos principais veículos de comunicação do país têm compartilhado com os brasileiros informações acuradas sobre a evolução da covid-19 - a medida foi adotada em função da falta de transparência na apresentação de números sobre a doença pelo Ministério da Saúde. TV Globo, G1, GloboNews, O Globo, Extra, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e UOL formaram um consórcio para fornecer dados para a população. Agora eles se unem em torno de uma campanha de conscientização da importância da vacina.

Com o mote “Vacina Sim”, o consórcio propõe uma mobilização para mostrar que é hora de todos levantarem suas mangas. A campanha será lançada nesta sexta-feira, 29, no Jornal Nacional. O objetivo é amplificar a informação de que a vacina protege todos, sobretudo neste momento em que enfrentamos a pandemia que já matou mais de 200 mil pessoas no Brasil.

O consórcio nasceu para suprir uma lacuna grave. Como superar a pandemia sem saber onde o vírus está chegando, com que força e alcance? O jornalismo profissional preencheu esta lacuna. A campanha de estímulo à vacinação inaugurada agora é um segundo passo natural para o consórcio. Veículos que concorrem entre si unidos para o bem coletivo. Motivar os brasileiros a buscarem a vacina”, afirma Ricardo Villela, diretor de Jornalismo da Globo.

“Como nos últimos meses estivemos juntos, todos os dias, com outros veículos de comunicação para levar para a sociedade números e informações confiáveis sobre a média de casos de covid no Brasil, achamos importante estar novamente ao lado deles e do público para fazer essa reflexão”, destaca Manuel Falcão, diretor de Marca e Comunicação da Globo.

O primeiro filme é uma animação em que o locutor afirma que “É hora de dizer 'Vacina Sim'. Ela protege você e protege os outros. Vacina Sim. Uma campanha para todos”. Também estão previstas peças para mídia impressa e digital nos veículos que fazem parte do consórcio.

O lançamento é parte de um movimento que ganhará desdobramentos ao longo dos próximos meses, com ativação nas redes sociais, novas peças publicitárias e cross conteúdo.

Contra covid-19 e fake news

Para o diretor de Jornalismo do Grupo Estado, João Caminoto, a promoção da vacina é um passo à frente na contenção da covid-19 e das fake news. “A defesa e promoção da vacina, além de ser um passo crucial na contenção da covid, significa dar um basta às fake news, ao negacionismo, ao obscurantismo, e valorizar a informação, a ciência e a cidadania. Portanto, ao promovermos essa campanha estamos seguindo nossa missão de informar e conscientizar a sociedade”.

Os diretores de redação dos jornais Folha de S.Paulo e O Globo, Sérgio Dávila e Alan Gripp, respectivamente, ressaltam o valor da iniciativa do consórcio. “O consórcio é uma iniciativa sem precedentes, com a dimensão que a pandemia exige, em razão da urgência de consolidar dados confiáveis diariamente. Agora é a hora de o país garantir a maior vacinação possível, pelo bem coletivo, e este grupo não poderia ficar de fora deste momento", disse Gripp.

De acordo com Dávila, “não há saída para a pandemia fora da vacina. Mais uma vez, cabe ao jornalismo profissional divulgar esta informação vital. Por incompetência das autoridades, o consórcio inédito dos meios de comunicação se une novamente para reforçar a necessidade da imunização nacional e para contabilizar a porcentagem dos vacinados no país”.

Murilo Garavello, diretor de conteúdo do UOL, lembra que "todos os dias os jornalistas do consórcio trabalham intensamente, checam fatos, questionam autoridades, traduzem em linguagem acessível a enorme massa de dados científicos do combate à pandemia, tudo para levar às pessoas a melhor informação possível. Nos unimos para garantir que haveria números confiáveis sobre a pandemia e, agora, estamos juntos mais uma vez para vencer a desinformação e mostrar que a vacina é a única alternativa possível".

Vacina Sim

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