arrow_backVoltar

Violência contra pessoas trans

Retrato clicado por brasileiro em exposições internacionais

30.03.22

O festival Pride Photo 2022 irá exibir, a partir desta sexta-feira (1º de abril), em Amsterdam (Holanda), o retrato “Bruna”. A obra integra o trabalho autoral do fotógrafo e diretor de fotografia brasileiro Luiz Maximiano.

Em maio, a imagem poderá ser conferida na galeria Caelum Gallery, em Nova York, como parte da exposição dos melhores trabalhos da plataforma de fotografia LensCulture de 2021.

O trabalho autoral de fotografia documental iniciado por Maximiano em 2020, durante a pandemia, aborda a temática da violência contra pessoas trans e travestis. 

Segundo Maximiano, Bruna, de quem o retrato foi feito, foi atacada a facadas em 2021 numa rua em São Carlos, em São Paulo, e teve sua orelha e cabelos arrancados.

Maximiano começou na fotografia como fotojornalista e retratista. Suas fotos já foram publicadas em revistas nacionais e internacionais, como Time, Newsweek, Rolling Stone, Playboy, Trip, Veja, GQ e Smithsonian.

O profissional já cobriu a guerra do Afeganistão, eleições no Paquistão, conflitos étnicos em Myanmar e a crise da Aids no continente africano. Desde 2015 realiza trabalhos publicitários como fotógrafo still e, principalmente, como diretor de fotografia.

Violência contra pessoas trans

/