arrow_backVoltar

“Viva Nossa Voz”

Canal Brasil e Insta em doc sobre representatividade e pertencimento

21.12.20

O Canal Brasil e o Instagram lançaram o documentário “Viva Nossa Voz”, dirigido por Juliana Vicente, fundadora da produtora Preta Portê Filmes. Ele traz reflexões sobre como as redes sociais e o poder da imagem estão criando novas percepções positivas e inspiradoras sobre ser negro no Brasil. Ele está disponível no IGTV do Canal Brasil, em três episódios, e será disponibilizado na íntegra no próprio Canal Brasil na quarta-feira, 23, às 23h30.

Ancorado pela jornalista e escritora Rosane Borges, o documentário tem relatos de Mc Carol de Niterói, Ana Carolina Oliveira, coletivo Afrobapho, Carla Akotirene, Gabriela de Matos, Gabriela Loran, Isaac Silva e Matheus Pasquarelli, que trazem à tona as principais discussões raciais atuais, de forma profunda, permeando como as redes sociais estão promovendo novas formas de representatividade e sensação de pertencimento. O debate aborda também como elas ampliam o conhecimento sobre raízes culturais e fortalece a conexão da comunidade negra.

Viva Nossa Voz” traz temas como racismo, feminismo negro, pater-maternidade negra, vidas LGBTQIA +, empreendedorismo, positividade corporal, nova masculinidade negra, Afrofuturismo e saúde mental. O projeto teve consultoria do antropólogo e pesquisador Hélio Menezes e da arquiteta, urbanista e escritora Joice Berth. A artista visual Rosana Paulino também contribuiu com sua visão conceitual, representando a força e o poder da ancestralidade que a comunidade negra leva ao longo de sua trajetória.

A diversidade é um dos principais pilares do Canal Brasil e há uma atenção constante para que a representatividade nas telas seja vista, pensada, discutida e que traga a possibilidade de transformar quem nos assiste em algum momento", afirma Gesiele Vendramini, gerente de negócios, produção e digital do Canal Brasil.

“Viva Nossa Voz”

/