arrow_backVoltar

WeLab by Heineken

Programa para jovens promove relação equilibrada com bebidas

09.04.21

O Grupo Heineken está com inscrições abertas até o dia 30 de abril para a quarta edição do WeLab by Heineken, programa que visa incentivar o comportamento positivo no consumo de bebidas alcoólicas por jovens de 18 a 24 anos. A experiência propõe atividades e debates aprofundados sobre temas como família, amigos, trabalho, sentimentos e relação com a bebida.

Esta é a primeira vez que estará aberto para participação nacional em virtude de ser uma edição online. São 200 vagas. As inscrições podem ser feitas aqui.

Gratuito, o projeto nasceu em 2019 a partir de estudos sobre os principais gatilhos que levam a geração Z a consumir álcool em exagero. Com os aprendizados, a cervejaria, em parceria com a consultoria de inovação Maker Brands, responsável pela gestão e execução do programa, desenvolveu uma metodologia que, neste ano, impactará os 200 jovens inscritos por meio de dez encontros virtuais.

Além disso, o WeLab pretende alcançar cerca de 100 mil pessoas com conteúdos digitais focados em reflexões e diálogos sobre como manter uma relação de equilíbrio com a vida e com o álcool.

O programa faz parte da plataforma Day After Project, do grupo, que trabalha o consumo responsável de forma constante. A corporação entende que o consumo equilibrado de seus produtos está diretamente relacionado à sustentabilidade do negócio no médio e longo prazo.

Depois de estudarem o público dessa faixa etária, do qual um quarto consome álcool de maneira nociva segundo dados da Vigitel (estudo de 2019), a Heineken desenvolveu uma metodologia para trabalhar os gatilhos que levam os jovens a praticar esse tipo de consumo.

Até a terceira edição do WeLab, os resultados captados eram mais qualitativos. A partir dessa edição, que vai reunir um grupo maior de participantes e ganha potencial para escalar, a companhia vai passar a avaliar mais quantitativamente os resultados gerados pela experiência.

Jovens que participaram das primeiras edições entram no programa deste ano como multiplicadores (ou guias que conduzem a experiência). Eles declararam ter adquirido maior percepção sobre seus hábitos e passaram a adotar práticas responsáveis como intercalar água entre uma dose e outra e evitar beber quando não se sentem emocionalmente bem.

A metodologia do WeLab é focada em promover habilidades socioemocionais e empreendedoras por meio do autoconhecimento e desenvolvimento colaborativo de projetos, com mensuração comportamental antes e depois do programa. O início da jornada é baseado nas descobertas pessoais seguida de atividades em grupo para exercitar potencialidades, talentos e propósito. A relação com o álcool é abordada a partir da percepção do exagero e da identificação das razões que levam ao excesso.

WeLab by Heineken

/