arrow_backVoltar

Woman Search Game

Encontre as criativas premiadas em Cannes

05.07.19

Nos últimos anos, diversos programas - globalmente e também no Brasil - procuram corrigir uma falha histórica: a falta de mulheres nos departamentos de criação das agências de publicidade. More Grls, que reúne portfólios de profissionais do sexo feminino, ou o Entre, de capacitação para mulheres com foco na criação, da Publicis Brasil, são alguns dos esforços para tentar mudar esse cenário.

No entanto, a disparidade ainda é gritante e a quantidade de homens é muito maior do que a de mulheres.

Por conta disso, a diretora de arte Maria Paula Picin (da BETC/Havas) decidiu realizar uma análise, por meio do site The Work, e descobriu que, dos 235 criativos que estão nas fichas técnicas dos trabalhos brasileiros premiados no Festival Internacional de Criatividade de Cannes deste ano, apenas 25 são mulheres, ou 10,6% do total.

Maria Paula fez um pôster (espie acima) com os nomes dos criativos ganhadores de Leão e desafia o público a encontrar as poucas mulheres, em ação chamada "Woman Search Game", caça-palavras que reflete a realidade da área de Criação nas agências.

Ano passado, Maria Paula também fez uma peça reunindo os nomes dos profissionais de criação que abocanharam Leões (veja abaixo). Em 2018, foram 221 criativos brasileiros, sendo que só 18 eram mulheres: 8,1% do total.

 

Woman Search Game

Encontre as criativas premiadas em Cannes

/