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Insights 2018

Em evento para o mercado, Google pergunta ‘YouTube pra quê?’

12.12.18

Com base nos resultados da pesquisa Video Viewers, revelados em setembro, o Google organizou um evento, o YouTube Insights, para o mercado conhecer mais de perto as razões que levam tantos brasileiros a acompanhar youtubers e canais com conteúdos os mais variados. Esses dados foram apresentados por meio de instalações interativas na noite da terça-feira 11, uma maneira diferente da escolhida para divulgar o YouTube Insights 2017, quando foi realizado um evento de quatro dias, com workshops, cases e painéis com criadores (confira como foi aqui).

O estudo Video Viewers, conduzido pela Provokers, entrevistou três mil pessoas. Como parte desse trabalho, foram analisados mais de oito mil vídeos, o que corresponde ao conteúdo visto pelos participantes durante o período das entrevistas (veja mais aqui).

Com uma pergunta-provocação logo na entrada, “YouTube Pra Quê?”, o evento do Google deu destaque para quatro motivações que levam o brasileiro à plataforma, detectadas em uma pesquisa feita pela Box 1824.

São elas: conexão (descobrir algo sobre um assunto comentado, ver conteúdo junto, ver ao vivo, interação com outras pessoas), conhecimento (atualização, aprender mais, fazer algo que nunca tinha feito), entretenimento (relaxar, melhorar o astral, ver histórias que emocionam) e identidade (causas, encorajamento para decisões, identificação, autoconfiança). Cada uma delas esteve representada em uma estação, em que variavam jogos de luzes, vídeos, interação com painéis, brincadeiras com espelhos e um espaço para networking - ou conexão -, ao final do percurso.

Um site foi lançado para mostrar de que forma as marcas e as agências podem tirar melhor proveito dessas quatro motivações (clique aqui). Na aba “Identidade”, por exemplo, o Google indica que 7 em cada 10 brasileiros acreditam que o YouTube é um lugar em que todos podem ter voz. Na parte dedicada ao “Conhecimento”, o YouTube Insights afirma que, no Brasil,  9 em cada 10 usuários da plataforma recorrem a vídeos para aprender algo novo.

Os quatro temas se abrem em tópicos nos quais é possível ver como a marca pode se aprofundar nas razões do usuário se conectar à plataforma. Alguns cases são apresentados nessas áreas. Na aba “Entretenimento”, principal motivação de quem acessa o YouTube, um dos exemplos mostrados foi a série de vídeos feita por Melissa para abordar “família” (abaixo um episódio).

Insights 2018

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