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Zoobremesas

Ação no Procon contra Dr. Oetker

22.10.08

O projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, entrou com ação no Procon de São Paulo contra a Dr. Oetker, por conta de veiculação da campanha "Zoobremesas", criada pela Leo Burnett (leia aqui).


A entidade considera que o anunciante estimula "o consumo excessivo de alimentos pouco nutritivos" e faz "publicidade clandestina em sites de relacionamento, como o Orkut".


O filme mostra crianças numa expedição arqueológica, que se apressam a comer diversos doces que estão expostos. O narrador explica que na compra de cinco produtos da empresa Dr. Oetker mais R$ 7,99 o consumidor ganha uma “mochila animal!”


De acordo com Isabella Henriques, coordenadora geral do Projeto Criança e Consumo e responsável pela denúncia, as crianças passam a consumir os produtos da Dr. Oetker não por necessidade ou qualidade dos alimentos, mas porque querem os objetos da promoção. "Isso tem sido recorrente nas estratégias de marketing das indústrias que fabricam produtos direcionados ao público infantil”.


Além do filme na TV, o Instituto Alana afirma que a empresa também incentiva a visita às duas comunidades da promoção no site de relacionamento Orkut, no qual, segundo a entidade, as crianças são estimuladas a consumir os produtos, "inclusive com imperativos, como "Troque também."".

Zoobremesas

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