Leia abaixo a carta de conclusão do "V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação", apresentada nesta quarta-feira (30), durante o evento.
"Liberdade de Expressão e Democracia são irmãs siamesas. Uma não é forte quando a outra for fraca.
A indústria da comunicação, em mais uma demonstração inequívoca de maturidade, de responsabilidade e de consciência de sua relevância para o desenvolvimento econômico e social do país, realizou seu V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação buscando a evolução e o constante aprimoramento do setor em benefício das empresas e dos profissionais que o compõem, dos empreendimentos que dele se servem e de toda a sociedade brasileira.
Instalado em São Paulo, nos dias 28, 29 e 30 de maio de 2012, realizado pela Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) com apoio e coordenação do ForCom (Fórum Permanente da Indústria da Comunicação), teve a participação de cerca de 1.350 pessoas representando 24 estados da união mais o Distrito Federal e cumpriu agenda de 13 comissões temáticas, tendo decidido:
- emprestar contínuo apoio de todo o setor às teses construídas pelas comissões temáticas e aprovadas em assembleia plenária;
- recomendar que cada entidade membro do ForCom crie um Comitê de Continuidade e Implantação (CCI) para estudar, dar continuidade e, quando for o caso, implantar, em benefício e aprimoramento do setor, as teses e conclusões do V Congresso;
- levantar a voz da indústria na defesa da liberdade de expressão comercial garantida pela Constituição, fundamental para a liberdade de imprensa, e desfrutada com responsabilidade e com respeito aos limites estabelecidos pelo sistema composto por legislação e autorregulamentação;
-realçar o papel fundamental da comunicação comercial para o processo de construção e consolidação de marcas que representam maior ativo estratégico das empresas e das organizações;
- buscar maior integração entre as diversas disciplinas de comunicação sobre o mesmo diapasão conceitual, alicerçado na verdade e na transparência, com uma comunicação comercial mais criativa, integrada, eficaz e, positivamente, interativa;
- reconhecer a necessidade de termos uma comunicação que aprofunde o diálogo com a sociedade respeitando os direitos cabais de cada cidadão;
- disseminar as boas práticas das diversas entidades integrantes do ForCom visando evoluir na governança da indústria da comunicação, indústria de ponta da economia criativa, grande geradora de empregos, riquezas e impostos.
Somos protagonistas do nosso destino e, reconhecendo o papel fundamental das lideranças e das entidades que abriram nosso caminho, vamos construir, com ética e responsabilidade, nosso futuro, empoderando os novos profissionais, abraçando a convergência das diversas plataformas de mídia e fazendo da comunicação comercial uma grande indutora da nossa economia, contribuindo para o desenvolvimento humano no plano político, social e cultural."
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