arrow_backVoltar

O Espaço é Seu

Tédio? (Rafael Simi)

25.03.24

E se a ansiedade e a depressão que algumas pessoas sentem for... tédio?

Uma amiga é redatora em uma agência digital. Todos os dias, ela entra em uma reunião de status para pegar seus jobs. Todos os dias. Não é uma reunião de pauta, comum em qualquer empresa de comunicação. É de status. Diária. Todos estão com câmeras fechadas e em silêncio. Não há muito o que discutir. Apenas ver quem já está na frente do computador.

Seu diretor de criação chama os núcleos criativos de "esteiras", deixando claro que se trata de uma linha de montagem. A parte que cabe à minha amiga é fazer legendas de posts. Ela não pensa o conteúdo, não discute a estratégia e não conversa com o cliente ou o atendimento para entender o cenário da marca. Faz legendas ou, no jargão atual, o copy.

Todas as segundas-feiras, ela recebe cinco legendas para fazer por volta das 9h. Às 10h, já terminou tudo. Aí, ela sai pra curtir a vida? Claro que não. Tem gente vigiando e, além disso, minha amiga quer produzir. Então, ela tenta pegar mais jobs, mas nem sempre tem. E passa o dia respondendo mensagens com a mesma pergunta: "Tá por aí?". Ela está. Mas sem nada para fazer. Apenas está.

Estar na frente do computador é importante para os chefes dela. Eles instalaram um aplicativo que verifica remotamente se você está mexendo no mouse ou no teclado. Como ela fica 7 horas sem job e sem poder levantar da cadeira, gasta o tempo vendo bobagens no computador. Não está produzindo nada, mas o robô fica satisfeito. Ela vê num portal qualquer que o Lucas Buda discutiu com o Davi por causa de comida no BBB.

No dia seguinte, a redatora recebe mais cinco legendas? Não. Recebe refações das cinco legendas do dia anterior, pedidas pela analista de marketing. Termina tudo antes das 10h e volta a ver inutilidades na internet. Davi e Lucas Buda fizeram as pazes.

Terceiro dia: mais cinco legendas? Não. Continuam as mesmas. Dessa vez, quem pediu as refações foi a gerente de marketing. As alterações são tão bobas, que ela termina tudo às 9h45. Entra no Twitter. Pitel reclamou de Lucas Buda.

A semana termina. Sextou! Minha amiga completou 40 horas fazendo os mesmos cinco textos e sai pra correr depois do expediente. Ela sente uma angústia que não passa. Volta pra casa e toma umas gotinhas de Rivotril. A angústia passa. Na verdade, dá sono. Ela tenta ver uma série, mas dorme.

Será que o mal-estar é uma crise de ansiedade ou esta profissional de criação tem uma enorme energia física e mental reprimida por um trabalho sem muito o que criar? No anúncio da vaga, prometeram "grandes desafios' e exigiram dela um bom portfólio e uma experiência gigante. Ela passa a semana inteira fazendo as mesmas cinco legendas. Mas nem tudo está perdido: Lucas Buda ganhou um abraço de Fernanda no jardim da casa do BBB.

Rafael Simi é redator e jornalista

Leia o texto anterior do "Espaço é Seu", aqui.

O Espaço é Seu

/