Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Animação traz prostituta com sotaque brasileiro
A animação portuguesa "Café Central" traz como única mulher a personagem Gina, uma loira bronzeada que, apesar de se apresentar como psicóloga, é prostituta e fala com sotaque brasileiro.
"Não queríamos desprezar a imagem da mulher brasileira, mas não podemos ignorar a realidade. Nem todos os portugueses são padeiros também", afirma à Folha Henrique Oliveira, um dos criadores do desenho adulto.
Apesar de falar com sotaque do Brasil, Gina foi criada como uma personagem do Norte de Portugal, segundo Oliveira. "Ela não é brasileira, só imita o sotaque brasileiro."
Filho de uma baiana, Oliveira diz que Gina é apenas uma caricatura tão fictícia quanto os outros personagens da série -- um dono de café, um taxista, um gerente de banco, um crítico de cinema e um bêbado -- todos eles tipos comuns nas cidades portuguesas, ele explica.
"Fazemos humor corrosivo, não politicamente correto, mas o foco principal é a crítica à política", diz ele.
A animação (assista aqui), exibida de segunda à sexta no canal aberto RTP2, é rodada no mesmo dia em que vai ao ar, para permitir que os personagens comentem as notícias do dia.