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Cannes Lions 2012

Brasil inscreve pouco em Cyber. Veja opinião de jurada

18.06.12


Luciana Haguiara, diretora de criação da AlmapBBDO e nossa jurada em Cyber na edição de 2012 do Cannes Lions, está na Riviera desde a última quarta-feira, 13, e começou a trabalhar na quinta-feira, 14, no julgamento dos trabalhos da categoria, cujo shortlist será conhecido na terça, 19.



Ao Clubeonline, em um momento de descanso, no fim de um dia de labuta, Luciana comentou informalmente que o declínio no número de prêmios conquistados pelo Brasil, em Cyber, no lugar de servir como impulso para que a maior parte das agências e anunciantes passasse a se relacionar com as plataformas digitais de forma mais audaciosa e moderna, investindo e inovando, fez com que tomassem o caminho oposto. Prova disso é a diminuição no número de inscrições e a qualidade nada animadora dos trabalhos inscritos.



Neste ano, chegamos à Riviera com apenas 125 trabalhos inscritos. Isso porque, em termos gerais, em 2012 o Brasil bateu recorde em números de peças envidas à Riviera (aqui). Mas vejam como a diminuição no número de Leões corresponde à quantidade cada vez menor de trabalhos inscritos na categoria: em 2008 inscrevemos 396 peças; em 2009, 181; em 2010, 177 trabalhos; em 2011, 172; e em 2012, como já dissemos,125.



Em termos de Leões, nosso desempenho vem sendo assim: 2006, 09 Leões; 2007, também 09; 2008, 07; 2009, 02; 2010, apenas 01; 2011, também apenas 01. Sendo que em 2004, nos áureos tempos, conquistamos 23 Leões; e em 2005, também 23 Leões, incluindo um GP para a DM9.



Já em 2007, quando começou a mostrar-se de forma mais clara a virada negativa do Brasil em Cyber - mas que ninguém imaginava que chegaria a tanto -, Sergio Mugnaini escreveu um texto avaliando a situação, ainda durante o Cannes Lions (leia aqui). Cabe a cada publicitário brasileiro avaliar o quadro, repensar, e focar na retomada dos motores do país frente ao desafio de voltar a brilhar em tão instigante categoria. 


Cannes Lions 2012

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