arrow_backVoltar

Estudos Marplan EGM

Ipsos apresenta perfil do consumidor de automóveis

30.07.13


A Ipsos realizou pesquisa com base nos Estudos Marplan EGM com o objetivo de conhecer o perfil do consumidor de automóveis no Brasil.



De acordo com o levantamento, preço e consumo de combustível são os fatores mais importantes para homens e mulheres proprietários de automóveis.



Para os homens, a marca, a segurança e a potência do motor vêm logo em seguida. Já as mulheres citam segurança, comodidade dos interiores e marca.



“O estudo aponta que o consumidor que surge na contemporaneidade tem grande poder de escolha e costuma buscar, testar e comparar informações sobre as marcas e os modelos antes de realizar uma compra”, destaca o diretor de contas da Ipsos MediaCT, Diego Oliveira.



Os dados apontam que 43% dos donos de automóveis e 49% dos que têm intenção de comprá-los pedem conselho antes de efetuar a aquisição.



Ainda segundo a pesquisa, 59% dos proprietários de automóveis e 62% dos que pretendem comprar carros se sentem bem quando são reconhecidos como bem sucedidos economicamente. Entre os brasileiros do primeiro grupo, 53% preferem produtos que ofereçam a última palavra em tecnologia. Ao analisar o segundo grupo, o índice é de 56%.



O levantamento também analisou como agem atuais e potenciais consumidores de automóveis. Entre os atuais, 75% são muito cuidadosos com dinheiro e 36% preferem comprar a crédito a esperar para comprar à vista. Já entre os potenciais, os índices são de 70% e 40%, respectivamente.



A maioria de ambos os grupos é otimista: 78% dos donos de automóveis e 85% dos que pretendem comprar acreditam que a vida será melhor no futuro.



A pesquisa foi realizada de abril de 2012 a março de 2013, em 13 mercados, com proprietários de automóveis e pessoas interessadas em adquirir carros novos ou usados.


Estudos Marplan EGM

/