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Conar recomenda alteração em filme do Walmart
O Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) recomendou a alteração do comercial "Lançamento" (leia e assista aqui), criado pela Africa para o Walmart Brasil, que traz Marieta Severo como protagonista.
O filme fala sobre pesquisa do Datafolha realizada em 17 capitais, comparando preços de produtos de "grandes marcas", e destaca que em "85% das lojas pesquisadas Walmart, Big e Bompreço, que são do Walmart Brasil, têm o menor preço."
O Conselho avaliou simultaneamente dois processos contra o comercial: o primeiro, por denúncia do próprio Conar, questionou o uso da frase "Isso não é propaganda, isso é pesquisa." Segundo o Código de Autorregulamentação Publicitária, nenhuma campanha deve desmerecer os serviços prestados pela publicidade.
Os conselheiros, reunidos nesta quinta-feira (10), consideraram que a afirmação "desmerece" a atividade publicitária, sugerindo, entre outras coisas, que ela não seria ética, e portanto, recomendam que a frase seja retirada do filme.
A segunda representação foi julgada a partir de reclamação de empresa concorrente, que questionou a forma da apresentação da pesquisa.
O Conselho de Ética considerou que as informações relativas à pesquisa - inclusive o período em que ela foi realizada - não estão suficientemente claras e bem expostas no filme e sugere uma melhor exposição desses dados.
Já nesta quinta-feira (10), agência, anunciante e veículos de comunicação foram notificados sobre as recomendações.
Cabe recurso, mas mesmo se as partes recorrerem, a decisão de primeira instância deve ser cumprida até que haja novo julgamento.