arrow_backVoltar

Campeonato Brasileiro

C13 assina contrato com RedeTV!

23.03.11

O Clube dos 13 anunciou que assinou contrato de TV aberta com a RedeTV! mesmo sem ter os 20 clubes filiados ao seu lado.


A entidade se escora em procurações assinadas pelos clubes e o apoio voluntário de aliados para fazer valer seu compromisso com a emissora, que pagará R$ 516 milhões anuais por três anos de contrato (2012 a 2014), informa o UOL.


Os únicos clubes que não estão incluídos no acordo são Corinthians, Fluminense, Palmeiras, Santos e Goiás.


Os demais, ou assinaram por vontade própria ou compulsoriamente, já que o Clube dos 13 diz ter direito de assinar pelos times endividados.


São Paulo, Atlético-PR, Atlético-MG, Portuguesa, Internacional, Guarani e Bahia o fizeram por conta própria. Já Flamengo, Botafogo, Vasco, Grêmio, Cruzeiro, Coritiba, Sport e Vitória entram na lista por conta do débito financeiro.


A manobra do Clube dos 13 aconteceu porque alguns clubes pediram empréstimos bancários tendo a entidade como avalista. A garantia dada por Fábio Koff foi a venda dos direitos de transmissão dos Campeonatos Brasileiros de 2012 a 2014, cujo contrato ainda não existia.


Para tirar os empréstimos do papel, o Clube dos 13 exigiu uma procuração dos clubes, que cediam o direito de negociar e fechar os contratos de transmissão dos torneios em questão. Segundo Athaíde Gil Guerreiro, diretor-executivo da entidade, o documento é irrevogável.


"Os clubes estavam precisando de empréstimos para esperar a negociação de 2012 a 2014. Não existia papel para ser descontado em banco. Os bancos exigiram que os clubes só poderiam negociar por meio do Clube dos 13, pois era a única garantia que o banco teria. Ficou acertado que a negociação teria que ser feita por nós", disse Athaíde.


A situação mais complicada é a dos times Vasco, Grêmio, Cruzeiro, Coritiba, Sport e Vitória. Os seis clubes agora são signatários do acordo com a RedeTV!, mas também já assinaram compromissos individuais com a Globo.


"Todos os clubes que assinaram com a Globo não poderiam, porque estão fazendo isso pela segunda vez. Esse assunto estamos levando ao Cade [Conselho Administrativo de Defesa Econômica] amanhã [quinta-feira]", completou Athaíde Gil Guerreiro.


 Leia anterior sobre o assunto aqui.

Campeonato Brasileiro

/