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56% das mães assistem ao que a criança quer, diz estudo
A famílias brasileiras estão mais unidas para usufruir do lazer e cuidar das crianças, o que interfere nos meios de comunicação, já que as pessoas estão em busca de opções que agreguem todos os membros da casa. Essa é uma das principais conclusões do estudo inédito "Especial Co-Viewing", realizado pela MultiFocus Inteligência de Mercado para a Discovery Networks.
Entre os assuntos investigados pela pesquisa estavam a relação dos pequenos com os diferentes membros da família, os hábitos de consumo de mídia, alternativas e preferências de lazer familiar, heróis e modelos para as crianças e o poder que elas exercem na decisão de compra de diferentes categorias.
O estudo aponta que a tarefa de educar as crianças está sendo cada vez mais dividida entre pais e mães os homens participam, em geral, de tarefas diárias como trocar fraldas, ir a reuniões na escola, levar ao pediatra e consumir conteúdo infantil.
Segundo indica a pesquisa, assistir a vídeos na TV consolidou-se como uma alternativa de entretenimento familar: 60% das mães consideram importante o hábito de assistir televisão com os filhos. Além disso, 56% das mães afirmam que assistem o que filho pequeno (de 0 a 3 anos) quer, enquanto 60% das crianças de 4 a 6 anos dizem ser "donas do controle remoto".
Quando a programação é compartilhada em família, 80% dos entrevistados em todas as faixas etárias preferem desenhos animados.
O estudo revela ainda que o consumo de vídeo em outras plataformas está consolidado e também é compartilhado: 80% dos entrevistados costumam ver vídeos além da TV e 50% assistem aos vídeos em família. Um terço das mães divide aparelhos com telas sensíveis ao toque com seus bebês porque acreditam que isso ajuda no desenvolvimento da criança.
Foram feitas 600 entrevistas com mães com filhos de 0 a 3 anos e com crianças de 4 a 6 anos, de todas as classes sociais e moradores de 12 capitais brasileiras.