arrow_backVoltar

Serra x Haddad

Levantamento avalia repercussão do debate político

19.10.12


José Serra foi o candidato à Prefeitura de São Paulo que teve maior repercussão no Twitter durante o período de exibição do debate político, transmitido nessa quinta-feira (18) pela Rede Bandeirantes, segundo levantamento feito pela E.life. 



O candidato do PSDB teve maior "share of buzz" no Twitter, o que significa que ele foi o mais comentado. Esse dado, porém, não explicita se os comentários foram favoráveis ou não à disputa ao posto de prefeito.



Uma análise mais detalhada dos momentos de maior audiência no microblog indica que o desempenho do tucano foi marcado por sua atitude agressiva e, apesar do alto engajamento nas redes sociais, percebe-se grande volume de comentários irônicos em diversos momentos do monitoramento.



Próximo das 23h, Serra teve seu maior pico de "buzz" no microblog. Neste momento, os candidatos trocavam acusações na TV, que envolviam o nome do ex-ministro petista da Casa Civil José Dirceu. 



Fernando Haddad também teve uma avaliação mista. Nos momentos de maior audiência no microblog, Haddad recebeu críticas ao seu trabalho como ministro da Educação e sobre sua ligação partidária.



Em contraponto, obteve o explícito apoio daqueles que declaram acreditar em um projeto de mudança para a cidade de São Paulo e também dos usuários que rejeitam o candidato do PSDB. Haddad alcançou seu pico de buzz no Twitter por volta das 23h25.



O estudo apontou, com base em 8.388 depoimentos, as dez hashtags mais usadas durante o debate promovido pela Rede Bandeirantes: #debatesp, #debateband, #haddadnaband, #haddad13, #haddad, #serra, #serraja, #pensenovo, #debatebandsp e #haddadprefeito.



Neste sentido, os usuários favoráveis ao candidato do PT foram os mais engajados: emplacaram cinco hashtags entre as top 10, o que resultou em um impacto de 1,2 milhão de usuários do Twitter. Já as hashtags relacionadas ao candidato José Serra impactaram 1 milhão de pessoas.



A E.life também monitorou os Top 5 Retweets (RTs) e descobriu que três deles foram favoráveis ao candidato do PT. Apesar disso, o impacto dos RTs favoráveis a José Serra foi três vezes superior, somando 1,3 milhão de usuários contra 360 mil a favor de Fernando Haddad.



Confira a íntegra do estudo aqui.


Serra x Haddad

/