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Cobertura exclusiva de José Porto (F/Nazca)
À primeira vista, o PicNic! Festival, evento que começa nesta quarta-feira, 14, em Amsterdam (Holanda) e vai até sexta-feira, 16, parece um encontro de pós-hippies e malucos beleza da tecnologia que se ocupam de assuntos e profissões absolutamente impensáveis para a nossa realidade.
Ainda mais se você tentar entender o evento pelo site, que tem uma quantidade absurda e confusa de assuntos, temas, cores, nomes e hyperlinks; ou pelo nome, meio bobo, meio festivo.
Mas, como quase tudo aqui na Holanda, quando você presta um pouco mais de atenção, vê que a coisa é bem mais legal e interessante do que parece.
A Chair do evento é Marleen Stikker, uma holandesa graduada em Filosofia, CEO da WAAG Society uma organização que desenvolve projetos de tecnologia para inovação social e uma das fundadoras do Creative Commons da Holanda. Sua crença pessoal, que ela repete em toda entrevista e usa como premissa pra tudo o que faz, é em inglês Since technology defines our culture, culture should define our technology, ou Se a tecnologia define nossa cultura, a cultura deveria definir nossa tecnologia. Daria para passar alguns dias discutindo essa frase, num dos coffeeshops da cidade.
A primeira edição do evento aconteceu em 2006 e teve um formato parecido com os TEDs que rolam no mundo inteiro. A diferença é que, paralelamente às palestras, há uma extensa programação de workshops em que todo mundo pode participar e discutir.
O evento é patrocinado pela prefeitura da cidade, pelo governo holandês e por grandes empresas Microsoft, Vodafone, BMW além de ter uma infinidade de parceiros e patrocinadores menores.
Todo ano o festival tem um tema central que orienta as discussões e a escolha dos convidados que se apresentam durante o evento.
O tema deste ano são as cidades e os problemas urbanos. Quais são os possíveis cenários da vida nas megacidades e que discussões precisamos levantar agora para termos uma vida melhor no futuro (bem) próximo?
Além de perspectivas relacionadas a infraestrutura e sustentabilidade, o evento terá um forte peso em tecnologia, design e mídia: gamification, storytellling , social, colaboração, open source.
Todos os conceitos da moda na visão de cientistas, consultores e empreendedores: gente que está fazendo e pensando coisas práticas e de verdade (não assistir a nenhum videocase mentiroso nos próximos três dias vai ser um alento!). Tem até uma sessão de nome no mínimo irônico: Como a publicidade vai salvar o mundo. E aí o nome do evento passa a fazer todo o sentido: um encontro de amigos e amigos de amigos, onde todo mundo traz alguma coisa pra pôr na mesa para os outros provarem.
A partir desta quarta-fera, 14, no final de cada dia de evento envio aos leitores do CCSP alguns comentários sobre o que rolou no cardápio do picnic.
José Porto - Diretor Nacional de Planejamento da F/nazca S&S, direto de Amsterdã