arrow_backVoltar

Conar

Conselho recomenda alteração em filmes da TIM e da Peugeot

19.10.12


O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) recomendou a alteração de campanha da TIM, que promove o plano Infinity Pré.



Os filmes, protagonizados por Danielle Suzuki e veiculados na TV e na internet, trazem afirmações que dão a entender que somente a operadora, com o Infinity Pré, oferece determinadas vantagens ao consumidor.



A Claro entrou com reclamação no Conar, questionando essas afirmações, e o Conselho acatou a argumentação, recomendando alteração nas peças publicitárias. A TIM deverá retirar as expressões que remetem à exclusividade das vantagens do plano.



Além da alteração, o Conselho advertiu o anunciante, uma vez que a TIM já havia sido julgada e condenada no Conar por esse mesmo questionamento, em campanha semelhante.



O Conar também recomendou alteração do filme de varejo "Estagiário", criado pela Loducca para Peugeot, em que um estagiário aparece caído no chão de uma concessionária, depois de ter sido "atropelado" por uma multidão. No final, os vendedores vão almoçar e deixam o estagiário por lá.



O comercial foi julgado em terceira instância. Nas decisões anteriores, havia sido recomendada a suspensão do filme (leia aqui e aqui). Agora, os conselheiros decidiram - depois de muita discussão - recomendar a alteração da cena final do comercial, em que os vendedores não prestam ajuda ao estagiário.



O Conar recebeu quase 120 reclamações sobre esse filme. Os consumidores alegavam que se tratava de um "desrespeito pela pessoa humana" e também que o comercial era um "desestímulo para pessoas em começo de carreira".


Conar

/