Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
"A publicidade provou ser a última fronteira quando se trata de refletir mudanças na sociedade"
Como parte da campanha da Chevrolet "Find New Roads", Tim Mahoney, diretor de marketing da marca, ajudou a criar um comercial (leia e veja aqui), juntamente com a Commonwealth, que estreou nos Jogos de Inverno de Sochi, apresentando diferentes famílias, incluindo casais interraciais e gays, sob o tema: "The new us."
O executivo reconheceu que o filme poderia "perturbar algumas pessoas", mas ponderou sobre a importância de mostrar como a Chevrolet está incluindo mais grupos de pessoas em sua comunicação. Em última análise, ele defendeu que a mensagem "reafirma que a Chevrolet é uma nova empresa, com uma nova maneira de pensar. É um reconhecimento de que a 'América' mudou."
Enquanto os EUA tornaram-se mais liberais socialmente, a publicidade demora algum tempo para refletir essa realidade. A cultura pop normalmente define os limites da conversação social, segundo Jason Chambers, autor de "Madison Avenue and the Color Line" e professor na Universidade de Illinois. De acordo com o acadêmico, a publicidade provou ser a última fronteira quando se trata de refletir mudanças na sociedade.
Segundo dados do censo dos EUA em 2010, um em cada 10 - ou 5,4 milhões - de casais são interraciais, aumento de 28% desde 2000. Além disso, o número de casais do mesmo sexo nos EUA chegou a 646 mil, incremento de 9% em comparação ao ano 2000.
Isso pode explicar porque só no ano passado os anunciantes abraçaram a inclusão em suas campanhas de massa. Além da Chevrolet, apostaram na diversidade marcas como Big G, Cheerios, Banana Republic, Swiffer, Guinness e Coca-Cola, com "It's beautiful", criado pela Wieden+Kennedy, que mostrava famílias de diversas etnias, embaladas por canções em espanhol, árabe, hindu, francês, mandarim e hebraico (leia e assista aqui).
Com AdAge.