Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Brasileiros irão gastar US$ 2 bi em 2011
Pesquisa sobre o mercado de jogos realizada pela Newzoo e patrocinada pela Real Games e por outras grandes empresas mundiais de jogos mostra que, em 2011, os brasileiros irão gastar US$ 2 bilhões em games digitais.
A difusão dos jogos nas redes sociais, em dispositivos móveis e de MMO (jogadores múltiplos), somada ao incentivo dos jogos gratuitos, está acelerando o volume de gastos dos usuários brasileiros com games, segundo a pesquisa.
Nesse cenário, o Brasil se transformou em um mercado estratégico para este setor, comparável, em tamanho, aos países europeus.
Os resultados da segunda etapa da pesquisa reiteram o grande potencial do mercado brasileiro neste setor, ampliando as possibilidades de negócios para empresas e anunciantes, observa Ronaldo Bastos, diretor executivo de América Latina da Atrativa Real Games.
Os jogos no Facebook e no Orkut respondem por 11% das compras dos usuários, enquanto os sites dedicados a jogos casuais ficam com 15%. Os gastos em jogos MMO respondem por 16% do total. Os telefones celulares representam 9% dos gastos com jogos. Vídeogames e os jogos de computador para PC e Mac somam 34% dos gastos do mercado.
A pesquisa também mostra que os brasileiros gastam dinheiro cerca de US$ 300 milhões - baixando jogos pela internet. Dos 23 milhões de brasileiros que baixam jogos para PC ou Mac, 64% utilizam software de compartilhamento de arquivos para obter jogos gratuitamente, sendo que 21% costumam usar esse método pelo menos uma vez por semana. Uma tendência parecida para jogos de console.
Dos US$ 380 milhões gastos em jogos para console, uma porcentagem de 13%, ou seja, US$ 49 milhões, são investidos em jogos e conteúdo adicional que podem ser baixados diretamente no console.
O Brasil, de certa forma, está à frente dos países ocidentais no que diz respeito à popularidade de novas plataformas de jogos e novos modelos de negócios, comenta Peter Warman, CEO e co-fundador da Newzoo, ao destacar que, mesmo com o atual crescimento econômico, um gasto superior a US$ 50 por jogo é bastante expressivo para os brasileiros.
A pesquisa também revelou que o brasileiro joga em todas as plataformas e que 27% dos jogadores utilizam as sete plataformas - sites de jogos casuais, redes sociais, dispositivos móveis, MMO, PC/Mac para download, PC/Mac embalagem e console.
O estudo indica ainda que 38% do tempo de jogo é gasto em jogos casuais ou de redes sociais.
Entre as redes sociais, o Orkut se mostrou uma plataforma bem popular no país: 84% das 24 milhões de pessoass que jogam na rede utilizam o Orkut.
Clique aqui para acessar o infográfico da pesquisa.