arrow_backVoltar

No Brasil

Justiça determina que McDonald’s regularize jornada de trabalho

20.03.13


A Arcos Dourados, responsável pela marca McDonald´s no Brasil e maior franquia da empresa em todo o mundo, terá de regularizar a jornada de trabalho de todos os seus funcionários, no país, segundo decisão da juíza Virgínia Lúcia de Sá Bahia, da 11ª Vara do Trabalho do Recife.



Pela jornada móvel e variável, aplicada até então pela empresa, os funcionários não têm horário fixo, ficando à disposição do estabelecido mensalmente pelo McDonald's. Os empregados também não possuem salário fixo, já que a remuneração depende do tempo trabalhado.



Na mesma decisão, a juíza obriga que a empresa se abstenha de proibir que os funcionários levem sua própria alimentação para consumir no refeitório, sob pena de pagamento de multa mensal de R$ 3 mil por trabalhador prejudicado. Os funcionários eram obrigados a consumir apenas os lanches do McDonald’s no horário das refeições.



A juíza atendeu pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, em ação civil pública contra a empresa. Nessa ação, o MPT pede também R$ 50 milhões por dano moral coletivo. No Brasil, a Arcos Dourados tem 600 lojas e emprega cerca de 42 mil pessoas.



Leia matéria do jornal O Estado de S.Paulo na íntegra aqui.


No Brasil

/