Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Pepsi é notificada por promoção
O Procon-SP notificou nesta segunda-feira (12) a Pepsico, fabricante de refrigerantes Pepsi, a prestar esclarecimento sobre a promoção "Pode ser Pepsi em dobro", que prometia entregar ao consumidor mais uma unidade da bebida no momento da compra, informa a Folha.
A campanha virou motivo de reclamação de clientes insatisfeitos pela falta do refrigerante no último fim de semana (leia com detalhes aqui) - o desconto era válido para os dias 10 e 11. Os estoques duraram apenas algumas horas em algumas cidades do país.
Segundo o Procon-SP, a empresa terá que esclarecer qual quantidade de produtos destinou aos pontos de vendas e como pretende atender aos consumidores que não conseguiram fazer a compra nos termos da promoção.
"Após o cumprimento da convocação, o Procon-SP avaliará as explicações prestadas pela empresa, que poderá responder processo administrativo, tendo assegurada ampla defesa, podendo ao final deste ser multada, com base no artigo 57 da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor)", disse em nota.
Já a assessoria de imprensa da Pepsi distribui release nesta segunda-feira, 12, afirmando que a promoção foi um sucesso, embora prometa entregar caixa de refrigerante a consumidores que ficaram frustrados. Leia na íntegra:
"A promoção diferenciada Pode ser Pepsi em dobro, que aconteceu em cerca de 20 cidades durante o último fim de semana, superou em muito as já altas expectativas de vendas da marca para o período. Com uma operação de produção e logística dimensionada para atender à forte demanda que era esperada para a ocasião, a marca colocou nas lojas volume superior a 30 dias de vendas regulares.
A promoção mostrou o potencial extraordinário da Pepsi, que com a campanha Pode Ser, que tem o objetivo de mostrar aos consumidores que sair da rotina pode ser muito bom, tem alavancado os índices de preferência da marca. De acordo com nossas estimativas, a campanha beneficiou diretamente cerca de 3 milhões de consumidores em todo o Brasil.
Apesar do regulamento da ação prever que ela duraria por dois dias ou até o final do estoque, para atender aos consumidores que não conseguiram desfrutar da promoção, a Pepsi vai entregar uma caixa da bebida para aqueles que entraram em contato com o SAC e outros canais oficiais da marca ou das redes varejistas participantes,
'O nosso desejo com a iniciativa era mobilizar o consumidor para experimentar Pepsi. Por isso criamos uma ação diferenciada no segmento de bebidas. Certamente, o nosso desejo se concretizou e o consumidor nos disse 'pode!', afirma Luciana Fortuna, diretora de Marketing da Pepsi.
'Em dois dias, vendemos mais que o volume de um mês inteiro, mostrando a força da marca', diz Bruno Consentino, diretor de marketing de Refrigerantes e Não alcoólicos da Ambev, responsável pela produção e distribuição da Pepsi no Brasil.
Redes varejistas de diversas partes do País compartilharam o sucesso da ação. Segundo a Rede Unidasul, do Rio Grande do Sul, berço da marca Pepsi, a promoção foi um sucesso e superou muito a expectativa da rede varejista. 'Chegamos a vender 7 vezes mais do que as outras promoções que fazemos. Certamente foi a maior promoção que tivemos no RISSUL nos últimos anos', afirma Nei Luiz Dellagustin, da Unidasul. Já a Rede Bahamas, de Minas Gerais, informa que a ação aumentou muito o fluxo nas lojas. 'A Pepsi precisa repetir esta ação!', diz Dilton de Souza Mendes, Gestor de Bebidas da Rede Bahamas. No Paraná, na Rede Irmãos Muffato, a promoção também superou as expectativas de vendas. 'Tivemos lojas que venderam em um dia 18 vezes o volume mensal de Pepsi, conta o Adilson Correa, Gerente Comercial da rede varejista. 'Esta promoção foi realmente um sucesso e vendeu acima da nossa expectativa', afirmou Luiz Carlos Lora, diretor do Grupo Zaffari".