arrow_backVoltar

Rio365

Projeto fotográfico será realizado via Instagram

18.10.12


Acaba de ser iniciado o projeto "Rio365", um "documentário fotográfico" realizado de forma colaborativa via Instagram. A iniciativa incentiva fotógrafos a documentarem o dia a dia da Cidade Maravilhosa, ao longo de um ano.



O patrocínio é da Light e da Secretaria de Estado de Cultura do Rio, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, com apoio institucional da Superintendência de Museus do Estado.



A concepção e curadoria geral do projeto “Rio365 - Um documentário fotográfico” é de André Galhardo, fotógrafo, diretor de arte e sócio da Horto, agência de projetos digitais. A coordenação geral e realização é da Núcleo da Ideia, comandada por Flávio Bidoia e Luciane Araujo.



"O @Rio365 é o primeiro documentário de uma cidade produzido colaborativamente, via Instagram. Serão 365 fotos em 365 dias, 52 temas em 52 semanas", conta Galhardo.



Qualquer membro do Instagram pode participar. Toda semana, por meio do perfil @Rio365, são propostas missões fotográficas com temas diversos. Uma equipe de curadores se encarregará de promover as missões em suas redes pessoais e selecionar, diariamente, durante 365 dias, as melhores fotos clicadas pelo público. No total, serão propostas 52 missões ao longo do projeto.



A melhor foto de cada missão, do mês, do bimestre e do ano, receberá menções e prêmios especiais. E a cada bimestre será realizado um #Instameet (encontro de usuários do Instagram) para expor as fotos selecionadas, promover troca de ideias e premiações em ambiente real.



Todo o processo de produção colaborativa do projeto @Rio365 está sendo realizado em múltiplas plataformas. O material é divulgado a partir do Instagram, passando por este blog, pelo Twitter e também pela fan page do projeto no Facebook.



Ao final, será produzido o livro @Rio365, onde serão registradas as 365 fotos selecionadas nas 52 missões. A expectativa é de que o livro seja lançado ao fim do projeto, com tiragem inicial de 3 mil exemplares. 



A equipe de curadores conta com nomes como Raul Mourão (artista plástico), Nelson Vasconcelos (escritor e jornalista), Anna Letícia Cohen (coordenadora do grupo IgersRio, do Instagram), Sidney Garambone (jornalista e escritor), além de curadores especiais que serão convidados ao longo do processo.



A mecânica do projeto se inspira em um movimento iniciado por Duane Keiser com o blog "A painting a day", em 2004, quando o artista se propôs a produzir um quadro por dia, postando os resultados na web.


Rio365

/