arrow_backVoltar

Nos EUA

Museu de Los Angeles exibe arte homoerótica

28.11.13


Uma exposição no Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles (MOCA) exibe obras de dois artistas pioneiros da arte homoerótica: o fotógrafo norte-americano Bob Mizer (1922-1992) e o ilustrador finlandês Touko Laaksonen, conhecido como Tom da Finlândia.



Os dois trabalharam juntos na revista "Physique Pictorial", criada por Mizer para difundir sua obra e a de outros artistas.



A mostra conjunta, que pode ser vista até 26 de janeiro, é a primeira a explorar simultaneamente o trabalho dos dois artistas. Eles inovaram ao exibir personagens reveladamente homossexuais em uma época em que gays eram perseguidos até pela polícia, nos EUA e na Europa.



Na obra de Tom da Finlândia, que começou a publicar quadrinhos cômicos na década de 50, figuram homens musculosos, em atitude provocante, vários deles vestidos com roupas de couro que ressaltam os órgãos sexuais.



No final dos anos 50, Tom da Finlândia começou a colaborar com a "Physique Pictorial", que, em teoria, era dedicada a promover o exercício físico, mas que servia para driblar a censura numa época que o nu masculino era proibido.



Em 1945, Bob Mizer fundou o "Athletic Model Guild", dedicado à produção e distribuição de material fotográfico e curtas-metragens cujo tema principal era a nudez masculina.



A obra de Mizer e Tom da Finlândia influenciou toda uma geração de artistas, tanto heterossexuais como homossexuais, entre eles se destacam os cineastas Rainer Werner Fassbinder e John Waters, o fotógrafo Robert Mapplethorpe e os artistas David Hockney e Andy Warhol.



Leia a matéria da BBC na íntegra aqui.


Nos EUA

/