arrow_backVoltar

Procon

Toyota é notificada por anúncio irregular de recall

16.10.12


O Procon-SP notificou a Toyota por conta de anúncios de recall divulgados na imprensa, para os modelos Corolla, Camry e RAV4.



Para os técnicos do órgão, a empresa fere a legislação por não especificar os potenciais riscos que o defeito oferece à saúde e segurança do consumidor.



As peças, veiculadas no final de semana, fazem parte de convocação mundial da montadora para mais de 7,4 milhões de veículos por um problema no interruptor do vidro (leia aqui).



No Brasil, o chamado abrange 38.049 proprietários dos três modelos, sendo o Corolla o principal afetado. São 33.823 unidades fabricadas entre outubro de 2007 e dezembro de 2008.



O recall também envolve 2.846 unidades do utilitário RAV4 e 1.740 unidades do Camry. Ambos os modelos fabricados entre setembro de 2006 e julho de 2008.



No comunicado, a montadora explica que um defeito no interruptor da porta esquerda pode afetar seu funcionamento e torná-lo inoperante. Nos casos mais graves, afirma o texto, o problema pode provocar incêndio se o proprietário tentar lubrificar o interruptor com graxas.



De acordo com o Procon, para que o texto estivesse completo deveria conter os riscos de um eventual incêndio ou da falha para o consumidor, ou seja, se pode provocar lesões ou acidentes. A empresa terá até a quarta-feira (17) para fazer o ajuste no comunicado.



As informações são da Folha. Leia na íntegra aqui.


Procon

/