arrow_backVoltar

Instagrafite

Diretor de arte criou e galeria virtual de street art emplacou

28.02.14


Marcelo Pimentel, head of art da gaúcha W3haus, e a pesquisadora de tende?ncias da Box1824, Marina Bortoluzzi, são os responsáveis por um projeto na internet chamado "Instagrafite". Trata-se de uma galeria virtual de street art, que, segundo seus idealizadores, é hoje o segundo maior perfil nacional do Instagram e um dos 300 maiores do mundo.



Com o objetivo de engajar as pessoas e faze?-las enxergar a cidade e a arte de rua de uma forma diferente, a dupla criou a galeria virtual, que é aberta e colaborativa: todos podem contribuir, enviando trabalhos de grafite de qualquer lugar do mundo.



O @Instagrafite reúne hoje cerca de 246 mil seguidores e obras de mais de 400 artistas, de diversos países.



“Sempre gostei muito da arte de rua, mas me preocupava o fato delas estarem ao ar livre, expostas à poluição, tempo e também à rotatividade natural. Comecei tirando fotos para reunir um acervo pessoal e, quando surgiu o Instagram, pensei que seria uma ótima forma de guardar o que tenho e ainda compartilhar com quem também gostasse”, explica Pimentel. 



Segundo o diretor de arte, cerca de mil novos seguidores surgem a cada dia e a quantidade de e-mails com trabalhos recebidos fica entre 90 e 100 por dia. “Por meio da hashtag, devemos estar hoje com quase 100 mil menções, somando #instagrafite e #instagraffiti”, diz.



Agora, Pimentel quer diversificar. Várias ideias começaram a surgir, como o primeiro livro, não comercial, com fotos do perfil, que já foi criado e editado por Marina. Alguns outros projetos estão em andamento, dois deles "bem adiantados", segundo o diretor de arte, unindo "o online com o off line"


Instagrafite

/