Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Integração é uma discussão de talento
A integração é uma discussão de talento. Existem profissionais que optam em começar pelo digital por considerá-lo mais fácil. É a tal 'geração da sacada'. Mas o que tenho sentido falta é de criativos que saibam escrever, que sejam bons diretores de arte e que tenham boas ideias de conceito", disse Fábio Simões, head of art da JWT, que participou neste domingo (22) da mesa Integração ON/OFF: Realidade ou Utopia?, no Festival do CCSP 2013.
A mesa também contou com as participações de Eduardo Lima, presidente do CCSP e diretor geral de criação da F/Nazca; Domenico Massareto, sócio fundador e diretor geral de criação na IDTBWA, e foi mediada por Paulo Sanna, vp de criação da Wunderman.
Para os participantes, o conflito entre o trabalho integrado dos meios online e off line ainda está longe de ser solucionado. Um dos problemas ainda apresentados é a falta de preparo das lideranças, seja nos clientes ou em agências, para trabalhar com a questão da integração.
Somos uma agência exclusivamente digital e dividimos os nossos clientes com outras agências. Quando tentamos integrar uma determinada campanha, se o cliente não der para a minha agência a mesma atenção que ele dispõe para as tradicionais, fica muito difícil, destacou Domênico Massareto, da IDTBWA.
Para Eduardo Lima, as agências devem resolver a questão da integração dentro de casa. Neste sentido, também criticou o fato de grandes agências ainda não possuírem uma estrutura digital. As agências precisam se adequar. A culpa do cliente seria o fato de dividir a conta entre agências digitais e full service. Mas é o cliente quem escolhe onde é que ele quer trabalhar. Então. em relação às agências, é necessário que os criativos se entendam dentro de casa. A divisão entre online e off line não existe mais. E ainda tem grandes agências que nem possuem uma estrutura digital, disse Lima.
Na opinião de Paulo Sanna, o Brasil ainda tem poucos exemplos de estratégias de comunicação que tenham integrado, efetivamente, os meios on/off. "Não vejo muitas ações surpreendentes no país Mas acredito que República do Corinthians e Viajante Mastercard, de 2007, foram duas das melhores campanhas integradas realizadas por aqui", afirmou.
Apesar de haver uma massacrante cobrança pela mensuração de resultados em campanhas digitais, a boa ideia, aliada com a força da tecnologia, continua sendo, segundo os participantes, o ponto crucial da comunicação, seja ela on ou off line. A tecnologia pela tecnologia não significa nada. Acho que os criativos precisam ter um bom background para compreender de que maneira a tecnologia mudou o comportamento das pessoas. Mas isso não adianta se esse background não for traduzido em uma boa campanha, enfatizou Simões.
Juliana Welling
Instagram do Festival do CCSP: "Festival do CCSP 2013"
#FestivalCCSP #unbovineyourself
Fan page: http://www.festivaldoccsp.com.br