arrow_backVoltar

35º Anuário do CCSP

Rodrigo Almeida fala sobre seu trabalho

12.05.11

O diretor de criação da DM9DDB, Rodrigo Almeida, assina a direção de arte do 35º Anuário do Clube de Criação de São Paulo, que foi entregue aos sócios do CCSP na noite da última quarta-feira, 11, dia da festa de premiação do 36°.


A ideia de Almeida foi de valorizar o publicitário, com destaque para aqueles que conseguem emplacar uma peça no Anuário. "Nossa profissão está perdendo o valor e, com esse trabalho, gostaria de resgatar a importância da publicidade", comenta Almeida.


"Alguns clientes não querem mais arriscar com campanhas invodoras e acabam se acomodando, o que contribui para que a criatividade fique mediana. Nosso trabalho acaba ficando 'juniorizado', pasteurizado, enfim num nível mediano", acredita.


"Busquei valorizar aqueles que, apesar dessa fase, conseguiram quebrar a barreira da mediocridade para criar algo realmente inovador e tiveram seus trabalhos destacados no Anuário", afirma.


O diretor de criação acrescenta que optou por uma diagramação clássica porque entende que o Anuário reflete os melhores momentos da história da propaganda brasileira e que é fonte de consulta permanente.


"Não é um livro que se faz do dia para noite, tudo é elaborado com muito cuidado. O 35º Anuário traz textos dos presidentes de cada categoria, apresenta os jurados... Além de referência para os profissionais, os estudantes que estão vendo o livro também poderão ter uma boa ideia de quem são 'os caras' e o que estão fazendo", completa.


Almeida explica que utilizou como personagem principal da capa a "Estrela de Ouro" - "o triunfo máximo no Anuário" - como se fosse quase "divina". "O anjo, que entrega a estrela, está entregando o 'talento' do publicitário. E o brilho da estrela, que está nas páginas do Anuário, pode ser visto nas ruas. Ou seja, o talento está no nosso cotidiano, numa embalagem diferente da que você vê num supermercado, por exemplo", argumenta.


A metáfora da estrela, do anjo, do brilho quer mostrar, nas palavras de Almeida, o quanto a atividade do publicitário é "abençoada". "Nosso trabalho é realmente especial", conclui.


Comentários

dominique kelly - vocés nao acham que seria bom que a criatividade volte dentro das empresas? As agencias deveriam trabalhar nesse sentido, a transparencia socioambiental sao os objetivos para o futuro do nosso planeta e em particular na America do Sul com uma forte participaçao Brasileira. As empresas vao ter que responder nesse sentido e se estruturar para atender ao novo consumo mundial.


 

35º Anuário do CCSP

/