Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Latinos são cada vez mais 'globais'
Cada vez mais a criatividade latina comanda a comunicação de marcas globais, criando mensagens universais e que sabem, verdadeiramente, contar uma história. Essas foram as percepções apresentadas na palestra Latinos A Evolução da Publicidade Iberoamericana, realizada durante o segundo dia do Festival do CCSP 2013, e que contou com as participações de Fernando Campos, sócio e diretor de criação da Santa Clara, e Santiago Keller Sarmiento, presidente do El Ojo de Iberoamerica.
O El Ojo, festival internacional que há 16 anos acontece em Buenos Aires, foi destacado por Fernando Campos como uma instituição de fomento da criatividade latina. Não vejo o El Ojo como um festival. O evento é uma marca global, mas com uma veia latina, que estimula a troca de ideias. Por isso, para este ano, a comunicação que estamos fazendo para o El Ojo é global, pois o festival interessa a todo mundo, defendeu Campos.
Durante a palestra, o publicitário apresentou o filme Contatos Imediatos, que faz uma paródia do clássico Contatos Imediatos do Terceiro Grau, de Steven Spielberg, e que foi criado pela Santa Clara para a comunicação do El Ojo 2013. A produção traz a assinatura We're all ever the fucking place, que faz menção ao fato dos latinos sempre estarem em algum lugar do mundo.
Criamos o evento com olhos latinos, com o objetivo de mudar paradigmas e reconhecer a comunicação que é realizada pelos profissionais iberoamericanos. Hoje, os latinos estão construindo marcas em todo o mundo e a nossa criatividade ultrapassa fronteiras, enfatizou Sarmiento
Segundo ele, é por este motivo que, neste ano, El Ojo criou a Melhor Ideia Latina para o Mundo 2013, novo prêmio para apoiar e estimular o talento latino, não só na região, mas no mundo.
O presidente do El Ojo também apresentou alguns cases de campanhas realizadas por agências latinas e que são exemplos de como a nossa criatividade propõe transformações.
Um dos exemplos foi o filme Sombra", criado pela JWT de Buenos Aires para a companhia Aerolíneas Argentinas e que, segundo Keller, transmitiu mensagens de esperança para a população argentina. Em 2001, estávamos passando por uma grave crise econômica. A mensagem desse filme ajudou a promover uma mudança de clima na população, passando esperança e ganas de reconstrução do país, disse Sarmiento, ressaltando o papel da comunicação em não simplesmente fazer publicidade, mas também contribuir para a melhora da sociedade contando boas histórias.
Outro case destacado pelo presidente do El Ojo foi o projeto "Camaritas", da Coca-Cola, coletânea de imagens positivas flagradas por câmeras de segurança em várias partes do mundo, criada pela Young & Rubicam da Argentina e que ganhou versão em inglês. Em fevereiro, o comercial foi veiculado no Super Bowl. Pela primeira vez, um filme criado fora dos EUA conseguiu participar do maior evento esportivo do país. Este é apenas um dos exemplos do alcance da nossa criatividade, finalizou.
Juliana Welling
Instagram do Festival do CCSP: "Festival do CCSP 2013"
#FestivalCCSP #unbovineyourself
Serviço:
Festival do Clube de Criação de São Paulo
Quando: dias 20, 21 e 22 de setembro (sexta-feira, sábado, domingo)
Onde: Memorial da América Latina Barra Funda São Paulo
Estacionamento no local e metrô ao lado
Fan page: http://www.festivaldoccsp.com.br