Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Percebi que podia usar a publicidade para ajudar pessoas
O sócio e vp de criação da Loducca, em painel oferecido pela agência, reuniu-se ao surfista Jon Rose, fundador da ONG Waves for Water, na tarde do segundo dia do Festival do CCSP em conversa sobre como a publicidade pode auxiliar o desenvolvimento do terceiro setor.
Sob a temática Faça o que você ama e ajude no caminho, Ketzer e Rose explicaram como funcionam as ações globais da Waves for Water, ONG que já auxiliou mais de 10 milhões de pessoas em todo o mundo e tem como missão levar água potável a comunidades que não possuem acesso a esse bem primário. Em 2009, fui surfar na Indonésia e durante minha estadia ocorreu um terremoto. Percebi que muitas pessoas levavam roupas e alimentos às vítimas, mas eles não tinham água potável, que por conta do desastre estava contaminada. Levei então alguns galões do líquido, próprio para consumo, até os desabrigados, e foi quando percebi a dimensão desse problema. A água é uma necessidade básica, mas ao redor de todo o mundo há diversas famílias que não possuem acesso a ela, explicou.
Assim nasceu a Waves for Water, que nas palavras do próprio Rose, não propõe que as pessoas façam simplesmente caridade, mas adotem um estilo de vida. A ONG atua em parceria com empresas globais; as marcas promovem ações de engajamento em determinadas regiões enquanto voluntários da ONG distribuem filtros de água às famílias e as ensinam como usá-los.
A organização chegou ao Brasil através de Ketzer, em 2011, quando a região serrana do Rio de Janeiro sofreu com desabamentos que viriam a ser um dos maiores desastres naturais do país. Segundo Ketzer, ele acreditava que as autoridades tinham a situação sob controle, quando recebeu uma ligação de Rose.
Um gringo me procurou, por intermédio de um amigo em comum, para me dar lições sobre questões no meu país que eu nem mesmo sabia que existiam. Eu fiquei muito bravo na hora, tipo quem esse cara pensa que é?, mas isso abriu meus olhos. Eu percebi que podia usar a publicidade, que é o que eu amo e sei fazer de melhor, para ajudar pessoas. Liguei para a Ambev em seguida e desenvolvemos um projeto incrível que auxiliou cerca de 20 mil pessoas, relembrou o publicitário. No país, além da AmBev, a Waves for Water já atuou em conjunto com outras marcas e parceiros, como a Mitsubishi Motors e o Instituto Neymar Jr.
Eu adoro aventura: surfar, escalar montanhas, participar de rally. E essa foi a forma que encontrei para inovar em minha ONG: ajudar e se divertir. Não acho que todo mundo precisa gostar ou fazer essas mesmas coisas, mas quando se alia a sua paixão com o ato de fazer o bem, não tem como dar errado, e é esse modelo que eu gostaria de propor às pessoas, afirmou Rose.
Ketzer finalizou o bate-papo reforçando sua opinião sobre a importância de uma atuação mais assertiva do mercado publicitário em relação às ações humanitárias. Temos que parar de enxergar o terceiro setor como um cliente, onde criamos uma peça para ajudar a divulgação de ONGs e só. É preciso trabalhar de forma estratégica para criar processos que ajudem essas instituições a crescerem de forma a serem interessantes para marcas e outras pessoas que possam ajudar. Isso beneficia todos os envolvidos e ainda auxilia a milhares de pessoas a ter melhores condições de vida, assegurou.
Mariana Barbosa
Instagram do Festival do CCSP: "Festival do CCSP 2013"
#FestivalCCSP #unbovineyourself
Serviço:
Festival do Clube de Criação de São Paulo
Quando: dias 20, 21 e 22 de setembro (sexta-feira, sábado, domingo)
Onde: Memorial da América Latina Barra Funda São Paulo
Estacionamento no local e metrô ao lado
Fan page: http://www.festivaldoccsp.com.br