Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Logo de Madri gera polêmica
Madri apresentou candidatura para ser sede da Olimpíada de 2020 nesta segunda-feira (30) e a logomarca anunciada já rendeu polêmica na Espanha e virou piada nas redes sociais.
Desenhada pelo estudante de design Luis Peiret, a logo representa a Porta de Alcalá, um dos pontos turísticos da capital espanhola.
"O que ganhou o concurso foi minha ideia, não minha logomarca, eu já sabia que um estúdio iria redesenhá-lo", comentou Peiret à agência EFE.
O desenho original, vencedor de um concurso, foi modificado pela agência publicitária Tapsa, contratada pelo Comitê Olímpico Espanhol. Eles trocaram cores, tipografia, formas e a mensagem M20. Então as polêmicas começaram a surgir. A primeira delas diz respeito às cores utilizadas, que deveriam ser inspiradas nos arcos olímpicos, que representam os cinco continentes.
A logo de Madri 2020 manteve as cores vermelha, azul, verde e amarelo, mas o preto (que representa a África) foi trocado por roxo.
Em seguida, surgiram reclamações quanto ao que se pode ler no símbolo que é usado na candidatura. A ideia é ler-se um "M" de Madri e um 20, referente ao ano da Olimpíada. No entanto, com a base cortada (comparada ao original), abre-se espaço para a leitura de 20.020, o que virou piada, pois a capital da Espanha concorre pela terceira vez consecutiva a ser sede dos Jogos.
Em outra brincadeira com a logo, as sandálias brasileiras Havaianas estão no lugar dos arcos.
Madri concorre com Roma, Istambul, Baku, Doha e Tóquio.
Leia matéria da Folha na íntegra aqui.