arrow_backVoltar

Festival do CCSP 2013

"A cara musical do Brasil é alegre, mas isso não significa que aqui só rola samba"

22.09.13


No mercado publicitário, a trilha sonora deixou de ter a importância que desfrutava no passado e hoje é colocada em segundo plano pelos envolvidos na criação de uma peça. Essa foi uma das conclusões de especialistas na área que integraram o painel “Música na Comunicação”, que ocorreu neste sábado (21), no Festival do CCSP. Na mesa de debate estiveram os produtores PC Bernardes (hoje presidente da agência Africa, no Rio de Janeiro) e Felipe Vassão, os músicos Max de Castro (Sonido) e Thaíde, o maestro Fábio Prado (Jazz Sinfônica), além do também produtor Kito Siqueira (Satélite), que foi o moderador do painel.



“Hoje, a produtora de som passou a ser uma coisa bem menor dentro de todo o processo de criação”, afirmou Max de Castro, ao contar que participou de uma longa reunião em uma agência e que depois de quatro horas, após discutirem sobre diversos assuntos da peça, cenário, figurino, atores, decidiram falar 'rapidamente' sobre a trilha e pediram em dois segundos para ele fazer um jingle “que não aparecesse muito”.



Os convidados também comentaram sobre a força da música em criar uma identidade para uma marca ou produto. “Venho de uma tradição erudita e a música tem um poder subliminar muito forte de associar as coisas”, disse Fábio Prado, que é maestro da Orquestra Jazz Sinfônica. Ele citou como exemplos as músicas “The Magnificent Seven”, que ficou famosa nos comerciais da marca de cigarros Marlboro, e as criadas pelo compositor John Willians que foram temas dos filmes “Star Wars” e “Indiana Jones”. “Quando tocadas, a identificação com essas obras é direta”, comentou Prado.



A música também foi debatida em relação ao atual momento do Brasil, que estará em evidência nos próximos anos por sediar grandes eventos esportivos. “O Brasil não tem apenas uma cara musical para ser mostrada ao mundo pois a diversidade é muito grande”, apontou PC Bernardes. “Mas, uma coisa é certa: dentre os mais diversos gêneros, a música brasileira tem como principal característica ser feliz, alegre, pois essa é a cara do nosso povo”, completou. "Não combinam conosco músicas densas, tensas, pesadas. Isso é fato. Mas nem por isso somos o país apenas do Samba. Nesta mesa estão profissionais completamente diferentes entre si, e todos são um pedação da cara musical do Brasil, incluindo aí, sem dúvida, o rap do Thaíde e o universo erudito, com destaque para a Jazz Simfônica do maestro Prado, claro".



Outro assunto abordado na mesa foi o poder que a sonoridade tem de aproximar as pessoas. “A música é um dos instrumentos mais agregadores que existe e o Rock in Rio é um bom exemplo”, afirmou PC Bernardes, que teve sua fala complementada por Max de Castro. “Muitas vezes, a melhor forma de iniciar um papo com desconhecido é perguntando que tipo de música ela gosta”, comentou o músico.



Fábio Suzuki



Instagram do Festival do CCSP: "Festival do CCSP 2013"

#FestivalCCSP #unbovineyourself



Serviço:



Festival do Clube de Criação de São Paulo

Quando: dias 20, 21 e 22 de setembro (sexta-feira, sábado, domingo)

Onde: Memorial da América Latina – Barra Funda – São Paulo

Estacionamento no local e metrô ao lado

Fan page: http://www.festivaldoccsp.com.br


Festival do CCSP 2013

/