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Festival do CCSP 2013

Mercado de Promo precisa de mais união

21.09.13


Nesta sexta-feira (20), o Festival do CCSP 2013 contou com as participações de Mentor Muniz Neto, sócio e vp executivo de Criação e Planejamento da Bullet; Danilo Moraes, CCO da Momentum; Fábio Brandão, sócio-diretor da Holding Clube; Eduardo Viola, diretor de criação da b!ferraz; e Filipe Chiminazzo, diretor de criação da Aktuell.



Os publicitários participaram da mesa de discussão: “Promo não é Marketing Promocional. Que não é Bellow the Line. Que não é Live Marketing”, realizada durante o evento, no Memorial da América Latina, em São Paulo.



Para os participantes, muitos estudantes de comunicação já saem das universidades pensando em trabalhar em agências de publicidade “tradicionais”. “Normalmente nós, de BTL, pegamos a ‘segunda leva’, aqueles que ou estão desiludidos, repensando a profissão, ou aqueles que não são publicitários. Mas todos sempre passam primeiro pelas agências de publicidade tradicionais antes de chegarem às nossas mãos”, disse Fábio Brandão.



A transformação da Ampro (Associação do Marketing Promocional) em sindicato também foi criticada pelos participantes da mesa e, segundo Neto, revela o quanto o mercado Promo é desunido. “Acho que seria necessário existir maior

proximidade entre as agências e profissionais desse setor. Se nós, desse mercado, nos uníssemos mais, acredito que diversos problemas do nosso segmento, como as mesas de compras, por exemplo, seriam resolvidos
”, ressaltou.



Ainda assim, o mercado de Promo está, segundo Danilo Moraes, vivendo um ano desafiador e bastante oportuno. “A gente faz o trabalho complicado na comunicação. Trabalhamos com pensamentos e estratégias mais abrangentes. E

as marcas estão, cada vez mais, precisando da nossa ajuda. Temos de aproveitar esse momento
”, enfatizou.



Segundo Neto, a propaganda criou estrelas. E, por isso, muitos profissionais de comunicação acabaram comprando esta ideia. “Tem aqueles que estão mais preocupados com o reconhecimento que o produto criado poderá render. Já outros com a finalidade do trabalho, que é a venda e o impacto no consumidor final”, disse.



O mercado do entretenimento, que começou a sinalizar instabilidade promovendo, conforme Danilo Moraes, uma desconexão com o mundo real, realizando mega eventos com ingressos e cachês inflacionados, vai na contramão do trabalho que é realizado pelo mercado promocional. “Nós, de Promo, somos chamados em momentos emergenciais, para resolver questões de uma campanha mal direcionada, por exemplo. Nós trabalhamos com a realidade do

consumidor, sabemos exatamente quem ele é. É difícil cairmos nesta crise do mercado de entretenimento, porque nossas penalidades, se existirem, são imediatas
”, disse.



Juliana Welling



Instagram do Festival do CCSP: "Festival do CCSP 2013"

#FestivalCCSP #unbovineyourself



Serviço:



Festival do Clube de Criação de São Paulo

Quando: dias 20, 21 e 22 de setembro (sexta-feira, sábado, domingo)

Onde: Memorial da América Latina – Barra Funda – São Paulo

Estacionamento no local e metrô ao lado

Fan page: http://www.festivaldoccsp.com.br


Festival do CCSP 2013

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