arrow_backVoltar

Festival do CCSP 2013

Pimp my Carroça precisa de ajuda. Último dia! Falta pouco! Vamoaê!

04.10.13


Retirar os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade social através da arte. Este foi o principal objetivo idealizado pelo grafiteiro e “artiativista” Mundano quando bolou o projeto "Pimp my Carroça", um dos maiores cases de crowdfunding do país, realizado via Catarse, comunidade de financiamento coletivo.



O artista esteve na sexta-feira (20), no dia de abertura do Festival do CCSP 2013, realizado no Memorial da América Latina, onde falou sobre os resultados obtidos com o projeto e os próximos passos da iniciativa que, agora, pretende ir para Curitiba.



O projeto foi também o briefing deste ano da Categoria Estudante do 38º Anuário de Criação. As peças inscritas trabalharam com oportunidades criativas para obter fundos para a realização do projeto em mais cidades do Brasil.



“O Pimp My Carroça continua sendo feito via Catarse, com o apoio da sociedade civil que acredita e investe no projeto. Agora, temos apenas um dia para arrecadar o valor de R$ 38 mil e levá-lo para Curitiba. Estamos em R$ 34 mil”, destaca Mundano, que pede ajuda de todos que se sensibilizam com a causa, neste momento. Para conhecer em detalhes o projeto, clique aqui. Não há necessidade só de grana, mas também de voluntários e equipamentos. Para doar, a partir de dez reais, entre no site do Catarse e procure Pimp my Carroça (aqui). Entre em contato também via Facebook (Pimp My Carroça ou Pimp My Carroça Curitiba).



O "Pimp My Carroça" (cujo nome satiriza programas de televisão que turbinam veículos), já foi realizado em São Paulo e no Rio de Janeiro, em 2012, e teve mais de 3,5 mil parceiros, entre apoiadores, voluntários, artistas e grafiteiros. Para essas cidades, o valor captado foi de R$ 63,9 mil.



De acordo com Mundano, em São Paulo, mais de 20 mil dos catadores são responsáveis por coletar 90% de todo o lixo reciclável da cidade. Após sete anos de convivência com esses catadores pelas ruas da capital paulista, grafitando as carroças e criando frases junto com eles, o artista criou o "Pimp My Carroça" com o desafio de engajar as pessoas.



“Em sete anos, grafitei mais de 150 carroças em diferentes cidades do Brasil e do mundo, como Buenos Aires, Nova York, Santiago e Tóquio, buscando apoiadores e visibilidade para o projeto”, conta Mundano.



No "Pimp My Carroça", além dos catadores terem suas carroças modificadas artisticamente e equipadas com materiais de segurança, os trabalhadores recebem um “check up” com atendimento de profissionais da saúde.



Segundo Mundano, diversas empresas e marcas se interessaram em patrocinar o "Pimp My Carroça". Mas, para o artista, parcerias comerciais acabariam “engessando” o verdadeiro objetivo da iniciativa. “A lógica é diferente da existente no mercado, onde diversas empresas levantam a bandeira da sustentabilidade mas, na realidade, são apenas discursos de marketing. As marcas podem participar do Pimp My Carroça, mas como apoiadoras, da maneira que estamos fazendo desde o começo do projeto”, finaliza.



Instagram do Festival do CCSP: "Festival do CCSP 2013"



#FestivalCCSP #unbovineyourself



Fan page: http://www.festivaldoccsp.com.br


Festival do CCSP 2013

/