Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
O Brasil não é só Leblon ou Jardins (Torretta)
Com o objetivo de destacar possíveis rumos para o futuro da publicidade brasileira e debater o atual cenário da comunicação, André Torretta, sócio-diretor da Ponte Estratégia, apresentou na Sala Conspiração a palestra A Nova Identidade Nacional de Macunaíma ao Capitão Nascimento.
Traçando brevemente a evolução histórico-cultural brasileira, Torretta acredita que, até a última década, o setor de comunicação brasileiro baseava-se na Teoria de Macunaíma", que mostra o povo como preguiçoso, de índole duvidosa e que não gosta de trabalhar. No entanto, o publicitário afirma que fatores como o recente crescimento econômico e político do país trouxeram a consolidação da classe C, relativa não apenas a questões financeiras, mas também sociais, e que essa transformação deve ser notada e incorporada pela publicidade.
Para construir marcas, devemos entender nosso momento presente e para onde ele nos levará no futuro. Essa estabilidade de uma parcela tão grande da população, como é a classe C, faz com que as pessoas comecem a exigir mais de suas relações interpessoais, do governo e das empresas com as quais elas gastam seu dinheiro seja em produtos ou serviços, comenta. Terminamos a última década tendo um policial de conduta moral impecável (o Capitão Nascimento, do filme Tropa de Elite, de 2007) como exemplo a ser seguido, o que era impensável até então, derrubando paradigmas existentes sobre a população brasileira e apontando para a existência de novos valores sociais, completa.
Segundo Torretta, essas transformações impulsionam diariamente a independência e conquistas de grupos sociais considerados minoritários, como as mulheres, os negros e os homossexuais. Está na hora da publicidade deixar de ter apenas o homem branco, loiro e de feições nórdicas como protagonista. O Brasil não é só o Leblon ou os Jardins e o mercado precisa entender isso, parar de olhar para fora e começar a produzir cases voltados à nossa população, respeitando suas particularidades, sem preconceitos, enfatizou.
Mariana Barbosa
Instagram do Festival do CCSP: "Festival do CCSP 2013"
#FestivalCCSP #unbovineyourself
Serviço:
Festival do Clube de Criação de São Paulo
Quando: dias 20, 21 e 22 de setembro (sexta-feira, sábado, domingo)
Onde: Memorial da América Latina Barra Funda São Paulo
Estacionamento no local e metrô ao lado
Fan page: http://www.festivaldoccsp.com.br