arrow_backVoltar

Inteligência Digital

As marcas + evidentes na web

10.05.11

Com o objetivo de identificar quais marcas se destacam mais no ambiente digital, segundo os internautas, o Grupo Troiano de Branding, Ibope Inteligência e e-bit realizaram uma pesquisa.


A intenção era apontar quais empresas, na opinião dos consumidores, possuíam "o mais evoluído DNA digital".


Os organizadores submeteram aos 1450 entrevistados sete categorias de produtos e sete marcas. As categorias pesquisadas foram: automóveis, bancos, bebidas alcoólicas, eletrodomésticos, eletrônicos, telefonia e vestuário/moda.  


Os três primeiros colocados em cada categoria foram:


Automóveis: 1º Fiat, 2º Volkswagen, 3º Chevrolet ;


Bancos: 1º Itaú, 2º Banco do Brasil, 3º Bradesco;


Bebidas alcoólicas: 1º Skol, 2º Johnny Walker, 3º Smirnoff;


Eletrodomésticos: 1º Electrolux, 2º Brastemp, 3º Arno;


Eletrônicos: 1º Sony, 2º Samsung, 3º HP;


Telefonia: 1º TIM, 2º Vivo, 3º Oi;


Vestuário/Moda: 1º Nike, 2º C&A, 3º Adidas


Os entrevistados:


63% - homens


37% - mulheres


Destes, 36% tinham nível superior completo e pós graduação incompleta, 23% pós-graduação completa, 4% com até o 2º grau incompleto e 38% o segundo grau completo e superior incompleto.


Outra preocupação dos organizadores era escolher entrevistados que fossem usuários muito familiarizados e habituados com a web. Entre os pesquisados, 62% trafegam na internet há mais de 10 anos; 100% utilizam banda larga e 49% trafegam mais de 35 horas por semana.


Um grupo de especialistas no meio digital, como Fabiano Coura, da R/GA; Mentor Muniz Neto, da Bullet; Paulo Loeb, da F.biz; e Ruy Bilson, do Grupo Troiano, contribuiu com o estudo identificando cinco quesitos por meio dos quais as marcas seriam avaliadas. A partir deles, os internautas atribuíram peso de importância para cada um. São eles: Utilidade, Agilidade, Mobilidade, Sociabilidade e Visibilidade.  


Segundo Ricardo Klein, Gerente de Projetos do Grupo Troiano de Branding e um dos responsáveis pelo estudo, “a integração do mundo analógico com o digital é um exercício constante, regular e dedicado. Em breve, não teremos mais universos diferentes, portanto as marcas que melhor fizerem esta integração, mais rapidamente serão reconhecidas pelos seus consumidores”, conclui.


 

Inteligência Digital

/