arrow_backVoltar

Ranking Mundial

Brasil entre as 20 potências esportivas do mundo

31.01.12

A Havas Sports & Entertainment (HS&E), agência de marketing esportivo e entretenimento do grupo Havas, divulga dados do estudo “Nations of Sports”, que avalia o desempenho esportivo de países (ranking de medalhas), segundo performance em mundiais e Jogos Olímpicos.


Esta é a primeira vez, desde 2005 (quando o estudo começou a ser realizado), que o Brasil entra para o Top 20 do ranking, figurando em 17º lugar com 75 medalhas, sendo 27 de ouro, 19 de prata e 29 de bronze.


A pesquisa avaliou 119 países que ganharam nas últimas competições, pelo menos, uma medalha em esportes olímpicos, automobilísticos ou modalidades reconhecidas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). 
 
Entre os países do ranking, o Brasil obteve o maior progresso, subindo nove posições em apenas um ano (em 2010, estava no 26º lugar) e conquistando 12 títulos. 


Considerando somente as modalidades olímpicas, o país alcançaria o 13º lugar, 14 posições acima em relação ao ano anterior.


“O fato de o Brasil ter sido escolhido para sediar a Olimpíada de 2016 é um dos motivos deste crescimento. Com a proximidade do evento, os esportes olímpicos ganham maior destaque e investimento. Além disso, os atletas apresentam motivação extra para ter um grande desempenho em casa”, analisa Eduardo Corch, diretor da HS&E. 
 
O esporte que mais rendeu medalhas nos últimos anos foi a natação, com 14 títulos (oito de ouro, uma de prata e cinco de bronze), sendo seis delas conquistadas por Cesar Cielo.


O segundo e terceiro lugar ficaram com patinação/skate e vôlei, ambos com nove medalhas. O futebol aparece na sexta posição, com quatro.
 
Em 2011, o Brasil assumiu a liderança do ranking dos países da América Latina, superando em 15 medalhas o segundo colocado, México, que liderava no ano anterior.


Leia anterior sobre o assunto aqui.

Ranking Mundial

/