arrow_backVoltar

Cigarro

Fabricantes poderão voltar a patrocinar eventos

28.10.11

Fabricantes de cigarro, como a Souza Cruz e a Phillip Morris, podem voltar a patrocinar festivais de música e eventos esportivos, como a Fórmula 1, contrariando a Convenção-Quadro sobre o Controle do Uso do Tabaco, da Organização Mundial da Saúde (OMS), ratificada pelo Brasil há cinco anos, segundo informa a Veja, citando o jornal O Estado de S.Paulo.


A permissão para propaganda institucional foi incluída na medida provisória da política industrial, aprovada nesta quinta-feira (27) pela Câmara, que passa, agora, pelo crivo do Senado.


O texto da MP elimina restrições à "divulgação institucional" dos fabricantes de cigarro, abrindo uma brecha para patrocínio de eventos específicos, segundo especialistas ouvidos pelo Estadão.


"Lendo o que está aqui, ficou claro que os fabricantes podem usar a marca da empresa de maneira basicamente livre", avaliou Marcelo Mansur, sócio do escritório Mattos Filho Advogados. "Como os produtos, no caso de cigarros, são as marcas, entendo que está permitindo usar inclusive o nome do produto".


 

Cigarro

/