arrow_backVoltar

Festival do CCSP 2013

Criatividade nos rios para desafogar São Paulo

20.09.13


Fazer dos principais rios que atravessam a cidade de São Paulo um grande anel viário para o transporte de pessoas e cargas. Esse é o foco do projeto “Metrópole Fluvial”, que foi apresentado pelo arquiteto e professor da USP, Alexandre Delijaivoc, em painel que ocorreu durante o primeiro dia do Festival do CCSP. A iniciativa foi idealizada em 2009 por alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, a partir de uma demanda da Secretaria de Transportes do Governo de São Paulo. 



A implantação total do projeto envolve as próximas oito gestões estaduais, tendo sua finalização apenas em 2042. Mas, na apresentação, Delijaicov deu exemplos imediatos que podem beneficiar a população. “A implantação de barcos como transporte na Represa Billings reduziria em 80% o tempo de quem mora em bairros da Zona Sul, como o Grajaú, e vai para Diadema e São Bernardo. É um sistema que já pode ser implementado através do Bilhete Único integrando ônibus-barco-ônibus”, comentou o professor da USP.



Ao longo da apresentação do projeto não faltaram críticas ao modelo atual de mobilidade no país, que tem o carros como principal meio de transporte. “Precisa-se mudar a mentalidade das pessoas em relação aos automóveis, pois eles podem ser uma arma na mão de muitas motoristas”, afirmou Delijaicov.



O desafio de se criar alternativas de mobilidade além dos carros também foi comentada pelos publicitários que integraram o debate. "As montadoras estão entre os principais clientes das agências de publicidade. Os automóveis são vendidos como solução nos anúncios e comerciais e será muito difícil mudar esse conceito. Será um grande desafio para a área de criação das agências reverter esse processo de alguma forma”, afirmou Pedro Guerra, criativo da Y&R, que integrou o painel ao lado de Mariana Borga e Romero Cavalcanti, ambos redatores da F/Nazca S&S.



Fábio Suzuki



Saiba mais sobre o projeto "Metrópole Fluvial" aqui.



Leia anterior sobre o arquiteto, aqui.



#unbovineyourself

#festivalCCSP2013

 


Festival do CCSP 2013

/