Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Um brasileiro entre os vencedores
O programa bienal Hasselblad Masters acaba de revelar os 11 selecionados de sua mais recente edição e, entre eles, está o brasileiro Lucas Pupo, vencedor da categoria Wildlife com as imagens destacadas ao lado.
Os fotógrafos selecionados receberão equipamentos para desenvolver um projeto exclusivo a ser lançado em formato de livro e exposição na Photokina 2012, em setembro, na Alemanha, uma das maiores feiras do segmento.
"Foram três grilos que apareceram na minha vida O primeiro surgiu no porão da minha casa. Um grilo lindo com um verde maravilhoso em várias tonalidades e com uma barriga azul e amarela. Coloquei ele num pote de vidro, coloquei algumas folhas e água e o levei para o estúdio - na época eu ainda trabalhava com o Fernando Zuffo. Cliquei ele por uma semana. Um mês se passou e outro grilo apareceu, foi na praia, durante um trabalho. Parei tudo para correr atrás dele. Ele era enorme, com asas espetaculares que imitavam uma folha. Levei ele pro estúdio e desenvolvi o movimento, o voo. O terceiro, eu encontrei na rua, também em um lugar improvável. Era minúsculo e com cara de bravo", conta Lucas.
"Eu quis juntar meu aprendizado na fotografia publicitária com a pegada de vida selvagem. Extrair a variação tonal de verdes como na publicidade e manter o realismo de cor como nas ciências biológicas. Capturar o exato momento do voo em alta velocidade. Obter definição em um ser tão pequeno. Utilizei uma H3D e lentes com anéis de extensão, e filtragem de polarização para controlar o brillho na armadura dos bichinhos. A carga máxima de luz foi crítica, minimamente necessária para ter velocidade de flash acima dos 1/4000, porém, com segurança de profundidade de foco. Nessas horas, o A3 Broncolor é um excelente aliado", ele detalha.
"Essas imagens já eram bem especiais pra mim, antes mesmo do prêmio. Devo muito a esses grilos, seres majestosos. Eles apareceram num momento muito especial, marcando minha saída do Zuffo, depois de 5 anos, e muito aprendizado. Agora tenho meu próprio estúdio", finaliza.
Confira todos os vencedores aqui.