arrow_backVoltar

Pré-Estreia

AmBev pelo consumo responsável de álcool

31.08.11

Clique aqui e assista ao filme criado pela Loducca e produzido pela Conspiração para AmBev, que faz parte do movimento pelo consumo responsável de álcool da companhia.


O comercial chega à telinha no dia 12 de setembro e é o primeiro que traz o ícone do movimento +ID.


Todas as ações de combate à venda de bebidas para menores de idade da AmBev passam a trazer o símbolo +ID, com o objetivo de estimular a apresentação de documento de identidade no momento da compra de bebidas.


Além de poder ser visto nas peças da campanha de conscientização da AmBev, o ícone +ID será colocado nas embalagens das principais marcas da empresa, como Skol, Brahma e Antarctica, e em cartazes e adesivos nos bares e restaurantes.  

A campanha terá ainda peças para jornais e revistas.


O movimento de consumo responsável da AmBev conta com os programas Supermercado de Responsa, Bar de Responsa e Jovem de Responsa.


O Supermercado Responsa é uma parceria com o Grupo Pão de Açúcar, que desenvolveu tecnologia para garantir que a venda de bebidas alcoólicas seja realizada somente a consumidores com idade superior a 18 anos. O sistema criado pelo GPA permite que, ao efetuar o registro de qualquer bebida alcoólica, o código de barras desse item seja  identificado e o operador de caixa solicite a apresentação de documento que ateste a maioridade do consumidor. Com o documento em mãos, o funcionário do caixa insere a data de nascimento do cliente no sistema e, comprovada a maioridade (idade superior a 18 anos), a venda é autorizada.

O programa tem início em 395 lojas das redes Pão de Açúcar, Extra e Assaí dos Estados de São Paulo e Paraná e até o final do ano será replicado às demais lojas do grupo em todas as regiões do Brasil.


A partir de uma parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o GPA prevê estender o sistema operacional às demais redes varejistas.


“Mais do que uma mudança de sistema, o Supermercado de Responsa promove uma mudança de atitude na sociedade. Essa parceria com o Grupo Pão de Açúcar tem como objetivo despertar a cidadania, pois ao apresentar o documento, as pessoas passam a se conscientizar da importância da lei”, defende Ricardo Rolim, diretor de relações socioambientais da AmBev.

Já a iniciativa Bar de Responsa é voltada a donos de bares para conscientizá-los a não vender bebida alcoólica para menores ou a  pessoas embriagadas. A ação tem duas frentes: a primeira junto aos estabelecimentos das comunidades de baixa renda (foco do programa Jovens de Responsa). E uma segunda destinada a estabelecimentos em geral. 

Lançada no Complexo do Muquiço, zona Norte do Rio de Janeiro, onde a ONG  Bola pra Frente atua, o Bar de Responsa nas comunidades promoverá reforma nos estabelecimentos que agirem de forma mais responsável. Os moradores das comunidades é que indicarão os vencedores.

O Jovens de Responsa é uma parceria da AmBev com 10 ONGs de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador e tem como objetivo atuar nas comunidades onde essas organizações estão presentes para prevenir o uso abusivo do álcool e inibir o consumo por menores de 18 anos.

Ficha Técnica: 


Agência: Loducca
Anunciante: Ambev
Título: “+ID”
Direção Geral de Criação: Guga Ketzer
Direção de Criação: André Faria, Cássio Moron, Marco Monteiro e Pedro Guerra
Criação: Pedro Guerra, Marco Monteiro, Ricardo Alonso, Alex Adati, Guilherme Moreira, Denon Oliveira, Raphael Franzini, Mariana Rocha, Gustavo de Lacerda e Dude Talia
Atendimento: Fernando Barros, Cândida Semensato e Luís Maia
Mídia: Daniel Chalfon, Silvia Ramazzotti e Joana Mattos
Planejamento: Ken Fujioka, Isabella Mulholland, Mariana Quintanilha e Paula Caetano
Produtores Executivos de criação: Ana Luisa André e Sid Fernandes
RTV: Karina Vadasz
Art Buyer: Greta Verga e Vanessa Lima
Fotógrafo: Mario Daloia
Produtora: Conspiração
Diretor: Paulo Diehl
Diretor de Fotografia: Fernando Oliveira
Diretor de Arte: Daniel Flaksman
Editor: Arthur Brito
Pós Produção: Conspiração Digital
Produtora de áudio: Tesis
Produtor de áudio: Silvio Piesco, Marcos Vaz e Leandro Beraldo
Aprovação Cliente: Ricardo Rolim e Diana Albuquerque Maranhão Nascimento


 

Pré-Estreia

/