Por ocasião dos 50 anos da ASA (Advertising Standards Authority), o órgão regulador de publicidade da Grã-Bretanha divulgou lista com as dez peças publicitárias que mais receberam reclamações.
Encabeça o ranking um comercial da rede de lanchonetes KFC, exibido em 2005, que mostra telefonistas de um serviço de call center cantando de boca cheia. A peça recebeu um total de 1.671 protestos, de pais que acharam que o anúncio poderia estimular crianças a falar de boca cheia.
O argumento de que o anúncio poderia induzir maus hábitos entre crianças e minar a autoridade dos pais, entretanto, não foi acatado pelo órgão e o filme permaneceu sendo exibido.
Outra peça que recebeu muitos protestos mostrava um jogador de futebol cego que chuta por engano um gato, confundindo o animal com a bola. O comercial gerou 1.313 protestos, mas também não foi tirado do ar pelo órgão regulador.
Já um comercial defendendo o uso de camisinhas, que trazia a imagem do Papa, foi banido após ter sido alvo de 1.192 reclamações.
Um anúncio da grife Yves Saint Laurent que mostrava a modelo Sophie Dahl completamente nua, reclinada, acabou também tendo sua veiculação suspensa, após 948 pessoas terem reclamado de seu conteúdo.
A ASA informa que o número de reclamações vêm crescendo. Nas últimas cinco décadas, o órgão recebeu 431 mil reclamações, das quais 31 mil foram realizadas somente no ano passado.