arrow_backVoltar

Comportamento do consumidor

JWT divulga tendências para 2013

06.12.12


A JWT apresenta as tendências que devem influenciar o comportamento do consumidor no próximo ano.



De acordo com o relatório, que está em sua oitava edição, objetos do cotidiano se tornarão cada vez mais "inteligentes" à medida que a tecnologia é incorporada a tudo.



Ao mesmo tempo, os smartphones se tornarão "verdadeiras impressões digitais" pois evoluem e se transformam em carteiras, chaves, consultores de saúde e muito mais.



"Identificar tendências não é tarefa de guru iluminado e adivinhação. Separar intuição da observação inequívoca dos fatos é difícil. A tentação de chamar nossa visão pessoal e nossos desejos de tendências é muito grande. A maior contribuição desse relatório é de só apontar tendências verdadeiras e com comprovação", defende Fernand Alphen, diretor de estratégia da JWT.



Entre as principais tendências, aquelas que já podem ser identificadas no comportamento dos brasileiros, segundo a agência, são:



- Tudo É Varejo: Fazer compras está deixando de ser uma atividade que acontece em lojas físicas ou online para se tornar uma troca de valores que pode se desenvolver de várias maneiras novas e originais. Como quase tudo pode ser um canal de varejo, graças à tecnologia móvel, as marcas devem ficar cada vez mais criativas na forma como vendem seus produtos. Por exemplo, o Pão de Açúcar lançou vitrines virtuais, com mais de 300 itens no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, que permitem a compra pelo celular, utilizando apenas um aplicativo mobile de venda online.



- Público privado: Num mundo que valoriza viver publicamente, as pessoas estão começando a criar naturalmente processos ou restrições que trazem de volta a privacidade. Em vez de simplesmente rejeitar os meios de comunicação sociais e ferramentas de compartilhamento, em geral, esta prática tem a ver com negociar, definir e gerenciar uma nova ideia de privacidade para o século XXI. Pesquisa realizada pela Hi-Mídia recentemente aponta que os brasileiros dizem levar a sério a segurança online. Os resultados mostraram que 45% dos usuários do Facebook possuem perfil privado, visível somente por amigos. 



- Era do Super Estresse: Embora a vida tenha sempre sido repleta de fatores que causam estresse, de maior ou menor impacto, esses são cada vez mais frequentes e se multiplicam: estamos entrando na era do "super estresse". À medida que o estresse é melhor compreendido e mais aceito como uma questão grave de saúde, que demanda tratamentos e custos, governos, empregadores e marcas aumentarão seus esforços para preveni-lo e reduzi-lo. Uma atitude que aponta para esse caminho é o fato de que grandes cidades têm se rendido cada vez mais à bicicleta. 



“Em nossa previsão de tendências para o futuro próximo, as novas tecnologias continuam sendo o centro das atenções, à medida que vemos grandes mudanças ligadas ao rápido desenvolvimento das tecnologias móveis, sociais e de dados," diz Ann Mack, diretora de trendspotting da JWT.



Segundo o levantamento, cresce também a percepção de que o tempo de crianças e adultos pode gerar vantagens competitivas, como mais imaginação, criatividade e inovação. Isso acontece quando mais horas do dia são dedicadas a atividades mais simples, em equilíbrio com as crescentes atividades organizadas e baseadas em tecnologia.



Outra tendência é a busca integrada da felicidade, saúde e bem-estar, tudo em um mesmo contexto e apoiado numa inter-relação cada vez mais recomendada pelas áreas da ciência, medicina e psicologia.



Já as previsões de mercado destacam a explosão sensorial como fator que irá direcionar mais esforços das marcas. Elas irão se preocupar em explorar mais os sentidos dos consumidores e expandir os estímulos a eles relacionados, resultando numa expectativa por produtos e experiências mais potentes.



O estudo também indica que o poder de previsão das marcas em relação ao que um cliente precisa ou quer só deve aumentar, porque os próprios consumidores têm gerados cada vez mais dados.



Por fim, o relatório revela que não dá pra falar sobre 2013 sem citar o crescente uso do formato de rede peer-to-peer pelas empresas, que possibilita conectar dispositivos ponto a ponto, tornando mais rápido e seguro a movimentação de arquivos.



O relatório é esultado de pesquisas quantitativas, qualitativas e documentais realizadas durante todo o ano e inclui a participação de quase 70 planejadores da JWT, em mais de duas dúzias de mercados, e entrevistas com especialistas e influenciadores em todos os setores, incluindo tecnologia, saúde e bem-estar, varejo, mídia e meio acadêmico.



O estudo “As 10 Tendências da JWT para 2013” está disponível no www.JWTIntelligence.com e um vídeo que apresenta as previsões pode ser conferido aqui.



Leia também tendências para 2013 apontadas pela Trendwatching.com aqui.



Clubeonline. Há 10 anos, o que interessa em propaganda.


Comportamento do consumidor

/