A comissão "Novos caminhos para criar e fortalecer marcas", realizada na tarde da terça-feira (29), no V Congresso da Indústria da Comunicação, reuniu Marco Simões (Coca-Cola), Orlando Marques (Publicis Brasil), Claudia Colaferro, Rodrigo Faro (Rede Record), Alexandre Hohagen (Facebook Brasil), Marcello Serpa (AlmapBBDO) e Murilo Moreno (Nissan).
Os integrantes do painel lembraram que, num mercado de "constante e rápida evolução, é necessário acompanhar as marcas em todas as mídias em que estão expostas". Além disso, eles avaliaram ser "fundamental investir nos mecanismos de aferição de audiência dessas plataformas".
Simões ressaltou que a grande oferta de mídias à disposição das marcas exige a produção de conteúdo para todas elas. Hoje, as marcas têm de ter mais do que atributos, têm de ter valor e interagir com o consumidor por meio de seus conceitos. Também não pode ser esquecido que o consumidor tem, de fato, a possibilidade imediata de elogiar ou retrucar via redes sociais se não estiver de acordo com o produto adquirido. Nesse aspecto, por meio do acesso a essas plataformas, todos se transformaram em formadores de opinião.
Rodrigo Faro falou da importância da comunicação para a nova classe de consumidores e sobre a humanização desse conteúdo. Sempre sou eu mesmo, com erros e acertos. Talvez por isso consiga falar tão de perto ao meu público. Ele anunciou o lançamento de um programa diário na Record, ancorado em redes sociais, em que o telespectador vai interagir em tempo real com a atração.
Hohagen, por sua vez, falou sobre o "fim da comunicação 180º" aquela que é linear e unidirecional. Depois da comunicação integrada, 360º, agora vivemos a era da comunicação 365, ou seja, 24 horas e em todos os dias do ano, por meio de diferentes plataformas conectadas entre si. Para isso, é necessário contar histórias que as pessoas tenham interesse em ouvir.
Serpa ponderou que "estamos na era da superexposição, em que o Facebook é um 'Big Brother' com 900 milhões de participantes. A diferença é que na rede social as pessoas exercem o controle da exposição. Já o Twiter é o SAC da vida. As pessoas entram lá para reclamar de tudo. Quando uma marca assume a sua verdade, ela se humaniza e ganha a credibilidade do consumidor. Este é o caminho.
Já Moreno resumiu, em três palavras, o caminho das empresas para fortalecer suas marcas: Convergência, conteúdo e diálogo. Este é o tripé para fortalecer uma marca.
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