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Perfume

Brasil se torna líder mundial do setor

05.05.11

O Brasil conquistou a posição de maior mercado para perfumes no mundo em 2010, superando os EUA, segundo dados da consultoria Euromonitor.

Enquanto o faturamento com a venda de fragrâncias em território norte-americano permaneceu na casa de US$ 5,3 bilhões, no ano passado, as receitas no Brasil subiram de US$ 4,5 bilhões, em 2009, para US$ 6 bilhões, em 2010 - alta de 33%.


Há, porém, uma distorção nos números da consultoria: além do crescimento do mercado nacional, eles são influenciados pela valorização do real, que favorece o Brasil na comparação com outros mercados, feita em dólar. Segundo dados do Sipatesp, sindicato das indústrias de perfumaria e cosméticos, as vendas das categorias no país subiram 18,4% em 2010.


Segundo Marcel Motta, analista responsável pelo levantamento da Euromonitor, o consumo de perfumes no Brasil se concentra principalmente em marcas populares, que respondem hoje por 93% das vendas.


As líderes do setor, de acordo com a consultoria, são Natura e O Boticário, que, juntas, somam 60% de participação.


Leia aqui sobre a entrada da Bombril no segmento de cosméticos.

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