arrow_backVoltar

Ibope Inteligência

Consumo de calçados vai movimentar R$ 40 bilhões em 2013

05.07.13


Os brasileiros deverão gastar R$ 40 bilhões em calçados neste ano, crescimento de 10% em relação ao ano anterior, de acordo com estimativas do Pyxis Consumo, ferramenta do Ibope Inteligência. O consumo representa gasto por habitante de R$ 245,68.



O Ibope revela os números às vésperas da Francal – Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios, que ocorre entre os dias 9 e 12 de julho, em São Paulo. Segundo a ferramenta, a classe C possui maior potencial de consumo (R$ 17 bilhões). Em 2012, a classe B possuía o maior potencial. Agora, segunda colocada, a classe B tem potencial projetado em R$ 16 bilhões e a classe A, em R$ 3,8 bilhões.



Por região, o Sudeste apresenta o maior potencial de consumo de calçados: R$ 20 bilhões, o que equivale à metade dos gastos projetados para o Brasil. O Nordeste é o segundo maior consumidor, com potencial estimado em R$ 7,3 bilhões (18%) e, em seguida, aparece a região Sul, com potencial de R$ 6,7 bilhões (17%).



O potencial refere-se apenas ao consumo domiciliar, ou seja, às compras de pessoa física junto a varejistas do ramo e inclui calçados masculinos (social, chinelo e sandália), calçados femininos (social, bota, sandália, tamanco, chinelo e sapatilha), calçados esportivos (tênis e sapatênis adulto) e calçados infantis (tênis, sandália, sapato, bota, chinelo e sandália).


Ibope Inteligência

/