arrow_backVoltar

Curvilínea

Designer cria Barbie baseada em 'mulheres reais'

05.07.13


O norte-americano Nickolay Lamm criou protótipo em 3D de uma Barbie muito menos magra e mais curvilínea, baseada nas dimensões das mulheres de verdade.



O protótipo tem altura menor, pernas menos compridas e corpo um pouco mais "alcançável", já que uma das principais críticas à boneca é que ela prega um tipo físico impossível, mesmo com os mais drásticos regimes.



O artista usou as medidas padrão de uma mulher com 19 anos norte-americana. "Se criticamos a magreza das modelos, devíamos pelo menos estar abertos à possibilidade de que a Barbie pode também influenciar negativamente as crianças", explicou o designer ao jornal The Huffington Post. "A Barbie proporcional à realidade também é atrativa", defendeu Lamm.



Outro experimento com a boneca partiu de iniciativa de Galia Slayen, estudante universitária americana que sofreu de distúrbio alimentar. Ela tentou fazer uma Barbie real em tamanho natural. O resultado da sua experiência foi uma mulher estranha, com pernas finas como lápis e seios que ameaçavam derrubá-la. O índice de massa corporal (IMC) era de uma pessoas com anorexia grave. "Se a Barbie fosse uma mulher de verdade, ela provavelmente não iria menstruar e teria que andar de quatro, devido às suas proporções", disse a estudante. Outras consequências da magreza e altura exageradas seriam a osteoporose e a baixa frequência cardíaca.



Com Estadão.


Curvilínea

/