Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Investimentos publicitários crescem 16% em 2011
Os investimentos publicitários no Brasil cresceram 16% em 2011 em relação a 2010, atingindo R$ 88,3 bilhões, de acordo com dados do Ibope Monitor.
O meio TV aberta manteve a liderança e recebeu o maior volume de investimentos publicitários em 2011. Apesar do crescimento nos investimentos, que passaram de R$ 40,2 bilhões em 2010 para R$ 46,3 bilhões, a participação do meio continua a mesma, com 53% do total.
O meio jornal, que teve 21% de share em 2010, caiu para 20%. Revista e TV por assinatura mantiveram 8% de participação cada, em 2011.
A internet foi destaque no ano passado e passou de participação de 4% para 6%. Nos últimos três anos, o meio apresenta crescimento acima da média do mercado. Já o meio rádio manteve 4% de share.
Confira abaixo a participação de cada meio em 2011 e 2010:
R$ (000) PART%
Jan a Dez 2011 Jan a Dez 2010
TOTAL 88.318.651 100 76.256.415 100
TV 46.377.453 53 40.213.791 53
JORNAL 17.252.925 20 16.120.105 21
REVISTA 7.259.055 8 6.407.192 8
TV ASSINATURA 7.466.361 8 6.330.570 8
INTERNET 5.393.712 6 3.160.863 4
RÁDIO 3.659.343 4 3.056.429 4
CINEMA 341.723 0 432.677 1
MOB. URBANO 446.210 1 407.561 1
OUTDOOR 121.868 0 127.226 0
Veja o comparativo entre 2010 e 2009 da participação dos meios no bolo publicitário, aqui.
Confira o ranking das maiores agências de 2011 aqui. E dos maiores anunciantes do ano passado aqui.