Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Procon quer acabar com merchandising em "Carrossel"
O novo "baú da felicidade" de Silvio Santos está na mira da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). O órgão quer o fim do merchandising na novelinha "Carrossel", sucesso comercial e de audiência do SBT.
Aliado ao Instituto Alana, ONG que atua junto aos direitos da criança e do consumidor, o órgão pretende brecar os anúncios inseridos no folhetim infantil. "Esse tipo de publicidade abusa da deficiência de julgamento das crianças", diz Renan Ferraciolli, assessor chefe do Procon-SP.
Segundo levantamento do Alana, ficção e publicidade se misturam demais na novela. Em uma das cenas de "Carrossel", a professora Helena (Rosane Mulholland) surgiu ao lado de um médico (ficcional) falando da importância do chocolate na vida das crianças. Tratava-se então de um merchandising da Cacau Show.
Após dois encontros entre dirigentes do Procon e do SBT, a emissora não aceitou retirar as ações de merchandising, que surgem em quase todos os capítulos do folhetim.
O SBT, via assessoria, diz que ofereceu em contraproposta retirar só as ações protagonizadas por crianças, o que também não foi aceito.
O Procon pretende agora tomar medidas mais duras contra o SBT, que vão de multa (de até R$ 6 milhões) até ação judicial.
A informação é da coluna Outro Canal, assinada pela jornalista Keila Jimenez.